Segunda-Feira, 18 de Agosto Paraguaçu Paulista 30ºC - 13ºC veja mais

Número de cervejarias registradas no país cresceu 12% em 2021

01/09/2022 - Foram registrados 200 novos estabelecimentos no ano.


Número de cervejarias registradas no país cresceu 12% em 2021

O número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 12% em 2021 na comparação com o ano anterior, mostra a mais nova edição do Anuário da Cerveja, lançado nesta quarta-feira (31) em São Paulo, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O levantamento indica que existem 1.549 estabelecimentos do tipo no país. Em 2020, primeiro ano da publicação, eram 1.383 cervejarias. Em relação a 2000, quando existiam 40 unidades, o crescimento do setor é de 3.678%

Em 2021 foram registrados 200 novos estabelecimentos, enquanto outros 34 cancelaram o registro. Houve, portanto, um aumento real de 166 cervejarias em relação a 2020. A secretária-executiva adjunta do Mapa, Mara Papini, destacou que, "apesar da pandemia, das dificuldades,” há motivos para comemorar os números e que o ministério tem se empenhado em desenvolver o setor.

O Mapa é o órgão responsável por registrar e autorizar as cervejarias a funcionarem, considerando a atividade e linha de produção, bem como a capacidade técnica e condições higiênico sanitárias. Todos os estabelecimentos produtores, padronizadores, engarrafadores, atacadistas, exportadores e importadores devem ser registrados, assim como todas as bebidas produzidas no país. O certificado de registro tem validade de 10 anos.

Análise por região

As regiões Sul e Sudeste reúnem 85,8% dos estabelecimentos, somando 1.329. São Paulo, novamente, lidera o total de cervejarias, com 340 unidades. Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 285, e Santa Catarina, com 195 cervejarias registradas. Os estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2021 foram Rondônia, que agora tem três cervejarias, Acre, que passou de uma para duas unidades, e Piauí, que agora tem cinco cervejarias.

O levantamento mostra ainda a densidade de cervejarias por habitantes. Santa Catarina tem o maior indicador, com um estabelecimento para cada 37.633 habitantes. Em nível nacional, o Brasil tem uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes.

“A nossa cadeia produtiva é extensa, ela vai do campo ao copo. [Representa] 2,02% do PIB, uma massa salarial de 27 bilhões de reais por ano, uma geração de tributos da ordem de R$ 25 bilhões. O setor é resiliente, passou bem pela pandemia, com percalços pontuais”, pontuou Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Cerveja (Sindicerv). Ele avalia que há margem para crescimento no setor. “Você tem uma nova geração, que demanda novos produtos. Tem algo que a gente explora pouco ainda que é o turismo cervejeiro”, propõe.

Exportação

O anuário aponta que houve um aumento de 66 milhões de quilos do volume exportado em relação ao ano anterior, representando um faturamento de mais de 131,5 milhões de dólares. A América do Sul corresponde a 99% das vendas, tendo o Paraguai como principal destino, seguido por Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai.

Em relação à exportação, em 2021, o volume importado somou mais de 18 milhões de quilos, representando 15 milhões de dólares. Na avaliação do Mapa, verifica-se a diminuição do consumo de cervejas estrangeiras influenciado pelo aumento da oferta do produto nacional.

Apesar de o mercado brasileiro estar concentrado em três grandes indústrias, Ambev, Heineken e Petrópolis, destaca-se o movimento de microcervejarias. “[O consumidor] busca produtos diferenciados, que antes tinham que ser importados, mas com esse movimento cervejeiro, esses produtos de qualidade começaram a ser fabricados no Brasil, ganhando muito prêmios internacionais, inclusive”, relata Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Homem armado é preso após tentativa de homicídio em Paraguaçu Paulista

A vítima foi socorrida com ferimento no braço esquerdo provocado pelo disparo.

Estudantes de Paraguaçu Paulista ganham intercâmbio de 10 dias em Portugal

Alunos do Gep, Maria Ângela, Osório e Grupão terão a oportunidade de passar 10 dias em Lisboa.

Vereadores reúnem-se nesta segunda-feira, 18 de agosto, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 22 requerimentos e 14 indicações, destinados ao Prefeito Antian, além de duas moções.

Homem é preso por Violência Doméstica na Barra Funda, em Paraguaçu Paulista

Ele teria agredido a companheira com empurrões e tentativa de enforcamento.

Lulícias Boutique de Açucar atendendo em novo endereço, na Avenida Paraguaçu

Especializada em bolos caseiros, bolos comemorativos para confraternizações diversas e doces gourmet

Fibra VIP está na praça da Murilo Macedo

Até às 16h a equipe estará no local com diversas atividades, sorteios de brindes e planos especiais

A Calcevest Mega Loja tem variedade em looks para rodeio

Neste sábado, o atendimento é até às 17h.

Confira as ofertas do Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1.173

ANUNCIE DIVULGUE