Quarta-Feira, 09 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 9ºC veja mais

INSS divulga novas regras para concessão de auxílio-doença sem perícia médica

30/08/2022 - Publicação no Diário Oficial da União (DOU) conta com as novas regras para a solicitação de auxílios


INSS divulga novas regras para concessão de auxílio-doença sem perícia médica

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria na segunda-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU) com as novas regras para a solicitação de auxílios por incapacidade temporária por análise documental, ou seja, sem a perícia médica.

A concessão deve ser solicitada pelo aplicativo Meu INSS ou pelo portal. Não é válido para os benefícios por incapacidade acidentários, em decorrência de um acidente do trabalho ou doença ocupacional.

De acordo com a norma, nessa modalidade os laudos médicos devem ter emissão há menos de 30 dias da data de entrada do requerimento (DER) e o auxílio terá duração máxima de 90 dias, ainda que de forma não consecutiva. Caso a duração do benefício seja maior do que o período estipulado, o segurado deverá solicitar a realização de uma perícia presencial.

A portaria afirma ainda que uma nova solicitação por análise documental não restabelecerá um benefício liberado anteriormente e, caso a incapacidade permaneça, o segurado pode solicitar um novo requerimento 30 dias após a última análise.

Perícias já marcadas

Os segurados que já possuem uma perícia presencial marcada, podem cancelar o exame ao solicitar o “auxílio por incapacidade temporária – análise documental – AIT” no portal Meu INSS. Mas mesmo com a solicitação, o trabalhador pode ser direcionado à perícia presencial. Mas ficará mantida a data do requerimento original.

O trabalhador deverá providenciar o agendamento da perícia médica por meio do serviço "perícia presencial por indicação médica". O INSS vai emitir uma notificação ao interessado para que leve toda a documentação médica original e os demais documentos anexados ao pedido. Caso não seja realizado um agendamento no prazo e 30 dias, o processo será arquivado por desistência do pedido.

Como pedir

No aplicativo Meu INSS ou no portal online do governo, o segurado deve clicar em agendar perícia e inserir os dados solicitados. Em seguida, acesse a opção "perícia inicial" ou "novo requerimento" caso você já tenha uma perícia agendada.

A próxima página vai mostrar uma lista de documentos necessários para que o perito possa analisar o caso à distância. Caso esteja tudo certo, clique em sim e depois em continuar. O sistema ainda irá perguntar se o motivo da incapacidade temporária foi um acidente de trabalho, com as opções sim ou não.

O próximo passo é preciso entrar com login único do governo federal. O beneficiário deve ler com atenção as condições que irão aparecer na tela, depois, avance no processo e complete o formulário com todos os dados solicitados, inclusive documentos. Avance mais uma vez e digite o CEP da sua casa para saber quais as unidades de atendimento mais próximas. Selecione um endereço e o sistema irá mostrar se o local conta com a possibilidade de realizar a perícia por análise documental. Caso não haja, será necessária a presença do segurado para realizar o procedimento pessoalmente.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Após mandato cassado, Rodrigo Andrade mantém calma e promete voltar em 2028 para cenário político

Mesmo sem ocupar cadeira no legislativo, ele garante que seguirá trabalhando em prol da comunidade

Policiais salvam vida de recém-nascida que engasgou com leite em Assis

A bebê de 10 dias de vida não conseguia respirar e foi salva pela manobra de Heimlich

Polícia realiza grande apreensão de drogas durante Operação Impacto em Assis

O principal suspeito conseguiu fugir pelos fundos do imóvel ao perceber a presença policial.

Coleta de lixo não será realizada em Paraguaçu Paulista nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho

Prefeitura pede para que os moradores evitem descartar resíduos nas vias públicas.

Polícia prende traficante com mais de 170 kg de maconha em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo

Foram encontrados 237 tabletes de maconha ocultos no porta-malas

Câmara aprova moção do vereador Junior Baptista que homenageia o psicólogo Íris Vieira da Silva

Profissional foi homenageado pela publicação do livro Diário de um Psicólogo Hospitalar”

Vereador Amauri Mecânico apresenta denúncia e Câmara abre CP contra a vereadora Vanes Generoso

Objetivo é apurar autenticidade, veracidade e integridade de atestado médico apresentado por ela.

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos

Produtos podem causar irritações na pele e problemas respiratórios

ANUNCIE DIVULGUE