Sexta-Feira, 07 de Junho Paraguaçu Paulista 28ºC - 15ºC veja mais

Bauru confirma primeiro caso de varíola dos macacos

09/08/2022 - Segundo a Secretaria de Saúde, vítima é um homem de 36 anos que não precisou de internação


Bauru confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A Prefeitura de Bauru (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta segunda-feira (8) a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, na cidade.

O paciente teve início dos sintomas em 15 de julho, com o resultado positivo para o caso sendo enviado nesta segunda-feira pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é um homem de 36 anos que procurou a rede pública de saúde, não precisou de internação e já cumpriu o período de isolamento.

O homem é imunossuprimido e não fez viagem para fora do município recentemente. Portanto, o caso foi classificado como autóctone (infecção local). Os contatos próximos a este primeiro caso já foram monitorados.

A varíola dos macacos foi declarada como emergência global de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no mês passado.

A prefeitura diz que segue todos os protocolos recomendados pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para a verificação de casos suspeitos, tratamento de casos confirmados e prevenção da transmissão da monkeypox.

Sintomas e transmissão

Os sintomas da varíola dos macacos são febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, perda de força física, dor nas costas e tamanho anormal dos gânglios linfáticos. Depois de alguns dias, a pessoa desenvolve lesões pelo corpo. A pessoa infectada tem os sintomas, em média, de seis a 13 dias após contrair o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados.

A transmissão pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos, roupas, roupas de cama ou toalhas, e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Apesar de ser uma doença que exige contato muito próximo e prolongado para transmissão pessoa a pessoa, não sendo característica a rápida disseminação, trata-se de um vírus com potencial epidêmico.

Apesar de o vírus receber a nomenclatura de varíola dos macacos, o atual surto em vários países não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos.

Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas.

Como a monkeypox é transmitida principalmente por meio de secreções, a recomendação é evitar contatos próximos com pessoas que estejam com sintomas, como beijos, abraços ou relações sexuais. Também deve ser evitado o contato com as lesões que se formam na pele.

Objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, como pratos, talheres, copos, toalhas, roupas de cama, entre outros.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Com início dos festejos juninos, Energisa alerta para riscos elétricos das decorações irregulares

Devem ser adotados cuidados para evitar acidentes envolvendo eletricidade.

Agentes Comunitários de Saúde iniciam atualização de cadastros na Vila Affini

Visitas domiciliares no bairro tem início a partir de sábado, dia 8 de junho.

Prefeitura de Paraguaçu Paulista adere à plataforma digital SEI Cidades

A ferramenta tem como finalidade reduzir tempo e custo, gerando eficiência na gestão administrativa.

Vereador pede informações sobre as obras da Unidade de Saúde da Vila Nova e do Antigo Postão

Requerimento é do vereador Paulo Japonês.

Acidente entre quatro veículos deixa três pessoas feridas, em Presidente Prudente

Colisão foi registrada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), na manhã desta sexta-feira (7).

Motorista que fugiu de fiscalização no PR é preso em Florínea com mais de 200 tijolos de maconha

Droga estava dentro do porta malas do veículo.

Homem é preso furtando R$ 1,3 mil em carnes e alega que usaria dinheiro para pagar pensão

Foram localizados com o suspeito filé mignon, picanha e entrecôte.

Cesta básica registra aumento em 11 capitais em maio, aponta Dieese

Maior alta ocorreu em Porto Alegre, que foi atingida pelas chuvas.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE