Sábado, 08 de Agosto Paraguaçu Paulista 31ºC - 18ºC veja mais

Piso para enfermagem é sancionado sem reajuste automático

05/08/2022 - Piso salarial da categoria foi aprovado mês passado pelo Congresso


Piso para enfermagem é sancionado sem reajuste automático

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso passará a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A instituição do patamar salarial era uma luta histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.

"Hoje é um dia muito importante, não só para a enfermagem brasileira, mas para a saúde pública do Brasil. Não há saúde pública sem a nossa enfermagem", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, por razões de constitucionalidade, o presidente vetou um dos artigos do PL, que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação.

De acordo com a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria Pereira dos Santos, mais de 80% da categoria recebe valores inferiores ao novo piso, que agora é lei. "Existe uma precariedade infinita com relação a salários da enfermagem. Agora, pela lei, vamos ter um piso, é o mínimo", afirmou, após a cerimônia.  

Para viabilizar a aprovação do piso nacional da enfermagem, o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional para dar segurança jurídica ao projeto, inserindo o tema na Constituição Federal. Depois disso, o projeto de lei que efetivamente estabelece os novos valores foi aprovado com chancela da ampla maioria de lideranças e bancadas partidárias.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Atleta Lótus Club AFC se destaca e fatura medalha de ouro em Torneio de Judô realizado em Tupã

O pequeno Caleb não se intimidou diante do adversário e conquistou o primeiro lugar no pódio.

Ofertas especiais de Dia dos Pais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1.173, em Paraguaçu Paulista

Diabetes em cães e gatos: quando o carinho na alimentação pode se transformar em um problema

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira

Reginaldo Galhardo será homenageado pelo Coletivo MARACAPONTO na 1ª Teia Regional de Cultura Viva

Reconhecimento celebra décadas de dedicação à cultura popular em Paraguaçu Paulista.

Por que gestão de pessoas e educação especial falam a mesma língua

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Eixo SP apoia campanha de castração de cães em Paraguaçu Paulista

Parceria com a prefeitura prevê 50 procedimentos e a entrega de kits pós-operatórios para tutores

FOCO NO ESPORTE - O seu programa esportivo de Paraguaçu Paulista e região

Tudo o que acontece no esporte da nossa cidade e região aqui na TV Paraguaçu.

Motorista morre após perder o controle do carro e bater contra poste na Raposo Tavares em Ourinhos

Com o impacto da batida, estrutura de iluminação caiu sobre o veículo.

ANUNCIE DIVULGUE