Terça-Feira, 29 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Piso para enfermagem é sancionado sem reajuste automático

05/08/2022 - Piso salarial da categoria foi aprovado mês passado pelo Congresso


Piso para enfermagem é sancionado sem reajuste automático

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso passará a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A instituição do patamar salarial era uma luta histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.

"Hoje é um dia muito importante, não só para a enfermagem brasileira, mas para a saúde pública do Brasil. Não há saúde pública sem a nossa enfermagem", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, por razões de constitucionalidade, o presidente vetou um dos artigos do PL, que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação.

De acordo com a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria Pereira dos Santos, mais de 80% da categoria recebe valores inferiores ao novo piso, que agora é lei. "Existe uma precariedade infinita com relação a salários da enfermagem. Agora, pela lei, vamos ter um piso, é o mínimo", afirmou, após a cerimônia.  

Para viabilizar a aprovação do piso nacional da enfermagem, o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional para dar segurança jurídica ao projeto, inserindo o tema na Constituição Federal. Depois disso, o projeto de lei que efetivamente estabelece os novos valores foi aprovado com chancela da ampla maioria de lideranças e bancadas partidárias.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Escola Maria Ângela abre matrículas para 2027 com novidade de curso técnico em Farmácia

Unidade de Ensino Integral em Paraguaçu Paulista oferece qualificação profissional gratuita

Polícia prende homem em flagrante após ameaçar companheira e destruir casa em Paraguaçu Paulista

Mesmo com a presença dos policiais o homem proferiu ameaças contra a vítima.

Polícia Rodoviária prende traficante boliviano reincidente com 149 kg de maconha em Ourinhos

Apreensão da droga gerou ao crime um prejuízo estimado de R$ 300.000,00.

MP das Bets: veja o que muda e saiba datas para devolução de valores

Medida anunciada pelo governo atinge apostas esportivas e jogos online

Eleitor deve se antecipar na consulta a local de votação, alerta TSE

Informações estão disponíveis no aplicativo e-Título e no site do TSE

Inmet faz alerta para onda de calor em oito estados do país

Temperaturas devem ficar 5°C acima da média nessas localidades.

Homem descumpre medida protetiva, invade casa da ex e tenta esfaqueá-la no pescoço em Marília

A vítima registrou o boletim de ocorrência na DDM, mas o suspeito fugiu.

Homem é preso suspeito de manter companheira em cárcere privado em Jaú

Vítima registrou boletim de ocorrência após sofrer agressões na noite de sábado

ANUNCIE DIVULGUE