Terça-Feira, 19 de Agosto Paraguaçu Paulista 30ºC - 14ºC veja mais

Anvisa determina recolhimento de remédios à base de losartana

25/06/2022 - Produtos devem ser retirados das farmácias em até 120 dias.


Anvisa determina recolhimento de remédios à base de losartana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, quinta-feira (23), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil. Segundo a agência, a decisão foi tomada em razão da presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.

O prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento dos produtos das farmácias é de até 120 dias, contados a partir de hoje, data da publicação da resolução, para a qual a Anvisa avaliou o impacto no mercado brasileiro e a necessidade de continuidade dos tratamentos.

A Anvisa orienta que pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o seu tratamento. Acrescentou que a hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o remédio pode trazer riscos para a saúde.“

A medida preventiva foi adotada após a evolução do conhecimento sobre as impurezas e ela serve para adequar os produtos usados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença deste contaminante, explicou a Anvisa.

Lotes afetados em uso

Nos casos de pessoas que estejam usando lotes afetados do medicamento, a orientação da Anvisa é continuar o tratamento e conversar com o médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação. Os pacientes podem, ainda, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

Por meio de nota, a Anvisa esclareceu que, desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, em setembro de 2021, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade.

A Anvisa notificou os detentores de registro desses remédios para apresentarem os resultados da avaliação sobre a existência dessa impureza em seus produtos.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Polícia prende traficantes em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo com mais de 49 kg de maconha

Após vistoria, policiais localizaram 32 tabletes de maconha em uma mala.

Você sabia que a Hiper Popular de Paraguaçu Paulista possui uma linha completa para bebês?

A Drogaria Hiper Popular fica na Avenida Brasil, n° 422, no centro.

Paraguaçuense fatura troféu de campeão em prova dos Três Tambores em Buritama

A prova contou com a participação de 25 competidores de toda a região.

ACE inicia preparativos para o Feirão da Independência

O Feirão da Independência acontece de 4 a 13 de setembro

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

Governo alerta sobre risco de golpe

CART intensifica ações contra queimadas às margens das rodovias

Período de estiagem aumenta risco de incêndios e exige medidas preventivas e a conscientização

Corpo é encontrado em Tarumã na manhã desta segunda-feira, 18

Polícia Civil confirmou morte de homem de 33 anos, perícia técnica foi acionada e caso será apurado.

Suspeito de acariciar partes intimas de criança é preso em flagrante em Assis

Vítima é uma menina de 11 anos; suspeito seria um conhecido da família.

ANUNCIE DIVULGUE