Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Voluntários se unem e decoram a Praça da Matriz para as celebrações de Corpus Christi

17/06/2022 - Para a Igreja Católica, a prática de confecção dos tapetes remete à acolhida de Jesus em Jerusalém.


Voluntários se unem e decoram a Praça da Matriz para as celebrações de Corpus Christi

As celebrações de Corpus Christi em Paraguaçu Paulista, assim como em todo o país, foram marcadas pela tradição da confecção dos tapetes de serragem.

O trabalho reuniu um grupo de pessoas da Pastoral dos Coroinhas, Catequese, JAR, Crisma, além de pais, mães, crianças, jovens e idosos, todos unidos em torno do simbolismo de desenhar cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.

A confecção dos tapetes em Paraguaçu Paulista teve ainda a doação de corantes e borras de café da comunidade, e a doação de serragem de uma madeireira do município, a Madepar.

A decoração foi feita na praça da Matriz, em torno da Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.

Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".

"Os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é a presença de Jesus no Pão Eucarístico".

Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje, os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores.

Os tapetes não saem do lugar: normalmente são feitos desenhos no próprio chão, que depois são preenchidos com esses materiais, compondo os tapetes.

 

Redação TV Paraguaçu/ Com informações G1/ Fotos: Redes Sociais

 

 



MAIS NOTÍCIAS

Energisa explica como trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar fornecimento de energia

Empresa tem reforçado as orientações e cuidados que precisam ser mantidos

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

Taxas médias cobradas pelos bancos sobem para família e empresas

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 5 de maio, para a 7ª Sessão Ordinária

Na pauta estão 17 requerimentos, 14 indicações, uma moção e um projeto de lei.

Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro

“Debate é extremamente importante”, afirma Luiz Marinho

Carro para na pista e é atingido na traseira por outro veículo em rodovia de Palmital

Segundo a Polícia Rodoviária, vítimas tiveram apenas ferimentos leves.

Caminhoneiro morre após sofrer mal súbito, invadir pista contrária e bater em árvore em Marília

Motorista, que teve a morte constatada no local, cruzou a pista contrária no momento do acidente

Homem de 49 anos é preso na cidade de Assis por Violência Doméstica

Ele fez diversas ameaças contra a esposa.

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Números sorteados foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 - 50

ANUNCIE DIVULGUE