Sábado, 01 de Junho Paraguaçu Paulista 28ºC - 10ºC veja mais

Livro Rios do Oeste 2 foca preservação ao meio ambiente e recursos hídricos na região de Paraguaçu

08/06/2022 - A obra terá 272 páginas, capa dura, dezenas de imagens captadas em mais de 50 municípios da região.


Livro Rios do Oeste 2 foca preservação ao meio ambiente e recursos hídricos na região de Paraguaçu

O Projeto Rios do Oeste 2 busca ampliar a divulgação do potencial dos rios do extremo oeste paulista, entre eles Paraná, Tietê, São José dos Dourados, Aguapei, do Peixe, Paranapanema, Pirapozinho, Anastácio, seus afluentes, entre outros que banham quase sessenta municípios, desde Santa Clara D´Oeste a Rosana e outros na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A obra promete uma repaginação do Livro Rios do Oeste lançado em agosto de 2021, sucesso absoluto e incontestável, inclusive com exemplares enviados até para o Exterior. De uma forma bastante criativa, a obra idealizada pelo repórter -fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, do Jornal Impacto Online de Andradina, envolve um misto de arte e fotografia, revelando belezas naturais exuberantes, meio ambiente, história, geografia e ciência, despertando interesse para a vida dos rios, da importância da água para o planeta, da fauna e flora.

O livro aborda as macrófitas aquáticas, assoreamento, mexilhão dourado, pesquisas com arrais e o perigo que elas oferecem, piracema, áreas de preservação permanente, mata ciliares, nascentes, pontes, praias, hidrelétricas, Hidrovia Tietê-Paraná, repovoamento, abastecimento das cidades, ações da Polícia Ambiental e da Fundação Florestal, produção de energia elétrica e os benefícios que os rios proporcionam, invocando aos leitores reflexão acerca de seus aspectos, sejam eles de crítica socioeconômica, olhar turístico, preservação ou contemplativo.

FOCO NAS ESCOLAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS

Com seu maior foco nas escolas, bibliotecas, prefeituras, câmaras e outros órgãos públicos, o livro Rios do Oeste 2 destaca o Parque Estadual do Aguapei – um dos últimos locais onde ainda se encontra o cervo do pantanal; o Morro do Diabo; o Instituto Ipê de Pesquisas Ecológicas; a Estação Ecológica Mico Leão Preto; as Estâncias Turísticas e MITs; psicultura e frigorífico de peixe; torneios de pesca, lazer e entretenimento no chamado 'turismo de água doce´.

CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Segundo o autor, a conscientização da população para a preservação do potencial hídrico e meio ambiente de modo geral é urgente e necessária, uma questão de sobrevivência. A contribuição vem de todas as áreas.

"A cultura está mais engajada do que nunca e é a trincheira fundamental nesse processo. Uma obra que pretende mostrar o potencial dos rios que banham essa região, alertando para a necessidade de sua preservação e a manutenção de suas águas sem poluição, reveste-se de fundamental importância a todos. Sabemos que não sobrevivemos em águas, mas a maioria das pessoas não pratica o consumo racional", destaca Moisés Eustáquio.

POTENCIAL HÍDRICO

O Livro Rios do Oeste 2 mira o potencial dos rios do extremo noroeste paulista e alta paulista, oferecendo conteúdos de caráter educativos focados no Meio Ambiente e na Natureza, bem como na conscientização dos leitores sobre a necessidade de se preservar nossas fontes de água.

A obra terá 272 páginas, capa dura, dezenas de imagens captadas em mais de 50 municípios da região e com previsão de lançamento para julho deste ano. "Já estamos na fase final de ajustes e correções de textos e captação de imagens para iniciar a diagramação", afirma o autor, empolgado com a adesão dos municípios, além de várias empresas. "Só lamento a falta de visão de alguns poucos secretários municipais de Educação para com o contexto do livro, na minha avaliação, fundamental para o conhecimento dos alunos", lamenta Moisés Eustáquio, há 40 anos na imprensa regional, autor de várias exposições fotográficas e amplo divulgador das potencialidades regionais. 

FORTE APOIO

Por outro lado, o autor vem ganhando apoio maciço de esferas municipais e estaduais, da Divisão Regional de Ensino, do Ciensp – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista, Amensp- Associação dos Municípios do Extremo Oeste Paulista, Unipontal – União dos Municípios do Pontal do Paranapanema e até do secretário de desenvolvimento Marco Vinholi, recentemente intitulado "Cidadão Andradinense", do prefeito Salvador Matsunaka, [Lavínia], deputado federal Fausto Pinato e o estadual Roquinho Barbieri.

 

Fonte: Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

Um Musical Desafinado da Cia Bambolina já passou por Maracaí, João Ramalho e Anhumas

A peça é realizada por meio da Lei de Incentivo a Cultura com patrocínio da Cocal.

Polícia prende suspeito de estupro de vulnerável durante operação em área rural de Itatinga

Prisão ocorreu durante operação “Paz no Campo 2”, desencadeada pela Polícia Civil.

Professor é preso por maus-tratos a oito cachorros deixados sem alimentação, em Pirapozinho

De acordo com a Polícia Civil, foi montada uma força-tarefa para a verificação do caso.

PRF apreende R$ 100 mil em aparelhos celulares sem nota fiscal em Ourinhos

Mais de 200 celulares estavam embaixo do tapete do porta malas do veículo abordado.

TSE selecionará novos servidores em concurso previsto para setembro

Inscrições poderão ser feitas de 4 de junho a 18 de julho

Receita paga nesta sexta o maior lote de restituição do IR da história

Contribuintes do Rio Grande do Sul terão prioridade.

Degenerativa e autoimune, esclerose múltipla afeta sobretudo mulheres

Associação diz que 40 mil brasileiros sofrem com a doença.

Saúde orienta moradores sobre os cuidados com os quintais após as chuvas em Paraguaçu

Mesmo com as baixas temperaturas a orientação é de que a população não pode baixar a guarda.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE