Segunda-Feira, 06 de Maio Paraguaçu Paulista 31ºC - 17ºC veja mais

Prazo para aderir a parcelamento especial do Simples acaba hoje

03/06/2022 - Data para pedir renegociação foi prorrogada quatro vezes.


Prazo para aderir a parcelamento especial do Simples acaba hoje

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) têm até hoje (3) para pedir a adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp). O programa pretende ajudar pequenos negócios afetados pela pandemia de covid-19.

Podem ser parceladas pelo Relp todas as dívidas apuradas pelo Simples Nacional até o mês de fevereiro de 2022. A adesão pode ser feita pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC)  ou pelo Portal do Simples Nacional.

Por meio do Relp, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais afetados pela pandemia de covid-19 podem renegociar dívidas em até 15 anos. O parcelamento prevê descontos de até 90% nas multas e nos juros de mora e de até 100% dos encargos legais. Também haverá desconto na parcela de entrada proporcional à perda de faturamento de março a dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Quem foi mais afetado pagará menos.

Adiamentos

O prazo de adesão foi prorrogado quatro vezes. Originalmente, a data limite iria até o fim de janeiro. Atrasos da definição de uma fonte de recursos para custear o programa provocaram sucessivos adiamentos. O prazo para pedir o parcelamento passou para 31 de março, 30 de abril e 31 de maio.

Na última terça-feira (31), quando acabaria o prazo de adesão, o Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu adiar a data para o fim desta semana. A instrução normativa com a prorrogação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Vetada pelo presidente Jair Bolsonaro no início do ano, a renegociação especial de débitos com o Simples Nacional foi restabelecida pelo Congresso, que derrubou o veto no início de março. Alguns dias depois, o Diário Oficial da União publicou a lei complementar que estabeleceu o Relp.

Apesar da publicação da lei, a adesão só começou no fim de abril, quando a Receita Federal publicou a instrução normativa com a regulamentação do Relp. Atrasos na implantação do sistema e a demora na definição de uma fonte de recursos para custear o programa foram os responsáveis. Sem aumentar outros impostos ou cortar gastos, o Relp não poderia sair do papel.

Para evitar perda de arrecadação, o governo editou, no fim de abril, medida provisória que aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras. A alíquota dos bancos subiu de 20% para 21% até 31 de dezembro. Para as demais instituições, o imposto aumentou de 15% para 16%, também até o fim de dezembro.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Homem armado com revólver rende funcionários e furta supermercado em Tupã

É possível ver o momento em que um homem armado com um revólver entra no local e rende clientes

Dias das Mães: bares e restaurantes esperam aumento de 20% nas vendas

Empresas estão animadas, diz presidente da Abrasel, Paulo Solmucci

Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS

Defesa Civil estadual redefine lista de itens necessários

Mega-sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 37 milhões

Números sorteados foram 08 - 15 - 16 - 23 - 42 - 43

Corpo de idoso de 68 anos é encontrado em estado avançado de decomposição, em Pres. Epitácio

Vítima foi localizada em uma estrada rural que liga o município à Caiuá (SP).

Carro pega fogo após colisão e deixa cinco pessoas feridas na Rodovia Assis Chateaubriand

Acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (6), em Martinópolis (SP).

Escola Oficial do Flamengo em Paraguaçu inicia atividades na Associação dos Funcionários da Cocal

Foram mais de 100 inscritos e as vagas todas preenchidas.

Dupla Charles & Mancini põe o público para dançar na 3ª noite da Festa do Peão de Oscar Bressane

Neste domingo tem a final do rodeio e show da dupla Alex & Leandro.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE