Segunda-Feira, 07 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 7ºC veja mais

Diocese afasta padres investigados por abusos sexuais contra seminarista em Assis

31/05/2022 - Decreto do afastamento dos dois religiosos foi divulgado nesta terça-feira (31) pela instituição.


Diocese afasta padres investigados por abusos sexuais contra seminarista em Assis

A Diocese de Assis (SP) informou nesta terça-feira (31) que afastou os dois padres denunciados por cometerem abusos sexuais contra um seminarista. Os abusos teriam ocorridos entre anos de 2002 e 2003, quando o denunciante tinha 16 anos. A Polícia Civil investiga o caso.

O homem que se apresenta como vítima dos religiosos, hoje ex-seminarista e com 36 anos, registrou na última quinta-feira (26) um boletim de ocorrência para reforçar as denúncias feitas por ele no passado ao Tribunal Interdiocesano localizado na mesma cidade.

No documento divulgado pela Diocese, a instituição religiosa destaca que o afastamento das funções sacerdotais é uma medida cautelar enquanto a investigação das denúncias está em andamento e que, após as apurações, se não ficar comprovado a medida cautelar será revogada.

O g1 teve acesso ao documento que foi assinado pelos dois padres investigados, estando ambos, portanto, cientes do afastamento a partir do dia 30 de maio. A Diocese também foi questionada em relação ao andamento do processo interno, porém não se manifestou.

Investigação policial

A Delegacia de Defesa da Mulher confirmou que foi aberto um procedimento para apurar o caso, e que as primeiras diligências devem ser realizadas nos próximos dias. Detalhes não foram passados, já que a apuração corre em sigilo.

A vítima afirmou, inclusive, ter localizado outras vítimas dos supostos abusadores e garantiu que existe um parecer da Santa Sé, em Roma, sede da Igreja Católica, para prosseguimento da apuração interna devido à riqueza de detalhes de sua denúncia ao tribunal religioso.

A assessoria de imprensa do Vaticano também foi procurada, mas não se manifestou até a última atualização.

Abusos

O ex-seminarista disse que demorou tanto tempo, cerca de duas décadas, para denunciar o caso por conta dos traumas envolvidos, trabalhados ao longo de muitos anos de tratamento psicológico.

Segundo seu relato, ele foi estuprado por um padre em 2002 e depois manteve uma relação por dois anos com o segundo, que o teria "ludibriado" após obter sua confissão sobre a violência sexual sofrida anteriormente.

O estupro, conforme o denunciante, aconteceu quando ele tinha 16 anos, em uma casa paroquial na cidade de Iepê (SP).

 

Fonte: g1 Bauru Marilia



MAIS NOTÍCIAS

Escola de Borá é classificada para fase estadual de Concurso de Música com canção autoral

A música selecionada foi composta, interpretada e executada por alunos do 2º ano do Ensino Médio

Cia Bambolina anuncia nova edição da Oficina de Teatro - Prática de Montagem

Participantes vão explorar desde exercícios de base até a concepção e montagem de um espetáculo.

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 13 anos no interior de SP

O suspeito teria cometido os abusos desde quando a vítima tinha 10 anos.

Polícia Civil apreende quase 40 quilos de maconha em agência dos Correios em Bauru

Pacotes foram enviados de duas cidades do Paraná, mas com o mesmo destino: um endereço de Ourinhos

Grande Lago e Jardim das Cerejeiras estarão fechados no feriado de 9 de julho

Data é feriado estadual e feriado municipal em Paraguaçu Paulista.

Prefeitura suspende eventos culturais e turísticos que seriam realizados em 2025 em Paraguaçu

Dos eventos previstos em calendário, apenas a Expo Paraguaçu e o Show da Virada foram mantidos.

Após ter mandato cassado, Rodrigo Andrade faz comunicado nas redes sociais: 'Não é um Adeus'

Rodrigo teve o mandato cassado pelo TRE-SP por fraude do partido à cota de gênero.

Graciane de Madureira assume cadeira na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 7

Vereador Professor Rodrigo Andrade teve o mandato cassado e diploma anulado pela justiça eleitoral.

ANUNCIE DIVULGUE