Terça-Feira, 09 de Setembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 19ºC veja mais

Câmara parabeniza professoras paraguaçuenses por prêmio literário

17/05/2022 - Valdina e Valdineia foram agraciadas com premiação pela Federação Brasileira dos Acadêmicos


Câmara parabeniza professoras paraguaçuenses por prêmio literário

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza as professoras paraguaçuenses Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza pelo Prêmio Literário Gonçalves Dias, outorgado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA.

A outorga é concedida pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do projeto Didático Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo Pequenos Poetas, desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos. O projeto é de autoria das irmãs, que são professoras de Paraguaçu Paulista, e levam a literatura e a cultura para diferentes lugares.

Valdina e Valdineia são pedagogas com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Administração Escolar e Matérias pedagógicas do 2º grau pela UNESP – Marília.

Valdina é professora há 31 anos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista . Palestrante sobre educação infantil, recursos pedagógicos e formação de professores; foi tutora dos cursos de pedagogia da ULBRA na Escola Multticursos e também Coordenadora Pedagógica da mesma instituição; é autora de apostilas para concursos de professores e dos livros “Poesias Palavras Poéticas” eu infantil “A Menina que gostava de histórias”, que em breve serão publicados.

Já Valdineia é professora há 24 anos na educação infantil da nossa rede municipal. Trabalhou 8 anos com menores infratores, em situação de marginalização, no trabalho de ressocialização deles na sociedade e na rede escolar. Foi representante legal do reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas – RS, dos cursos de pedagogia e letras na Escola Multticursos, onde também foi diretora.

É criadora dos recursos multimídias para os cursos de professores com os temas relacionados a educação ministrados pela Professora Valdina. Assim como a irmã, é autora de apostilas para concursos de professores, ministrante de cursos para professores. Escritora, poetisa e autora do livro “O Menino Vermelho”, que em breve será publicado.

Ambas receberam o título Honorifico de Causas Imortais da Academia de Letras do Brasil, ALB, seccional Uberaba - MG., concedido pela Professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle. Receberam também o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Poeta Luiz Becker, Comendador – Conselheiro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), e pela Senhora Emery Farah, Comendadora da cidade de Ourinhos. Homenagens recebidas pelo Projeto Didático: Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo pequenos poetas; onde trabalharam em parceria, realizado com crianças da Educação Infantil.

Administram a página no Facebook “Oficina Pedagógica Magia e Encanto”, com temas relacionados a educação infantil. Receberam o Prêmio Literário Gonçalves Dias em reconhecimento a seus trabalhos e suas ações que mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da Cultura Brasileira.

“Diante desse breve resumo da história das professoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia, quero parabenizá-las pela dedicação, determinação e coragem e, por sempre acreditarem na cultura e na educação”, disse o autor da moção, Daniel Faustino.

 

Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Você sabia que no Bulhões tem deliciosas porções para você dividir com a família e os amigos?

Faça seu happy hour no Bulhões, saboreando porções maravilhosas acompanhadas daquele drink especial

Jovem de 21 anos que estava desaparecido é encontrado na Unesp de Assis

Paraguaçuense foi localizado com ferimentos dentro do banheiro da instituição.

Família comunica desaparecimento de paraguaçuense de 21 anos próximo a Unesp em Assis

Gabriel estuda na Unesp e foi visto pela última vez em um posto próximo ao local.

Prefeitura de Paraguaçu abre inscrições para cursos gratuitos do programa Caminho da Capacitação

Iniciativa oferece qualificação profissional, geração de renda e autonomia financeira

Força Tática prende três pessoas por tráfico de drogas na Vila Progresso, em Assis

Foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha.

CMEC promove a 1ª edição do Mulheres que Conectam em Paraguaçu Paulista

O encontro será realizado em 18 de outubro, das 14h às 20h, no CPP

Em Maracaí, pipa atinge rede elétrica próxima à subestação e impacta fornecimento de energia

Ocorrência reforça o alerta sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica.

Caminhão do Nossa Energia troca lâmpadas e ventiladores, e sorteia geladeiras em Oscar Bressane

Veículo permanece em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

ANUNCIE DIVULGUE