Terça-Feira, 23 de Dezembro Paraguaçu Paulista 33ºC - 22ºC veja mais

Brasil tem 28 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida

12/05/2022 - Doença acomete crianças em sete estados brasileiros.


Brasil tem 28 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (11) que está monitorando 28 casos suspeitos de um tipo de hepatite aguda infantil de origem até agora desconhecida. São dois no estado do Espírito Santo, quatro em Minas Gerais, três no Paraná, dois em Pernambuco, sete no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina e oito em São Paulo.

“Os casos seguem em investigação. Os centros de informações estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como casos suspeitos da doença”, disse a pasta em comunicado.

O ministério orientou os profissionais de saúde a notificar imediatamente à autoridade sanitária os casos suspeitos da doença.

A hepatite de origem desconhecida está acometendo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 200 casos, até o último dia 29, haviam sido reportados no mundo, a maioria (163) no Reino Unido. Houve relatos também na Espanha, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia, Bélgica e Argentina. A doença atinge principalmente crianças de um mês a 16 anos. Até o momento, foi relatada a morte de uma criança.

Em comunicado divulgado em 23 de abril, a OMS disse que não há relação entre a doença e as vacinas utilizadas contra a covid-19. “As hipóteses relacionadas aos efeitos colaterais das vacinas covid-19 não têm sustentação pois a grande maioria das crianças afetadas não recebeu a vacinação contra a covid-19”.

Em nota divulgada no início de abril, a Agência Nacional de Saúde do Reino Unido, país com o maior número de casos relatados, disse também que não há evidências de qualquer ligação da doença com a vacina contra o coronavírus. “A maioria das crianças afetadas tem menos de cinco anos, jovens demais para receber a vacina”.

Sintomas

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da OMS nas Américas e Caribe, os pacientes da hepatite aguda apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia, vômitos, e icterícia (quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas). Não houve registro de febre.

O tratamento atual busca aliviar os sintomas e estabilizar o paciente se o caso for grave. As recomendações de tratamento deverão ser aprimoradas, assim que a origem da infecção for determinada.

Os pais devem ficar atentos aos sintomas, como diarreia ou vômito, e aos sinais de icterícia. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

Um detalhamento dos sintomas da doença pode ser encontrado no site da Opas.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Jovem é morto a tiros em avenida de Tupã e criança fica ferida ao ser atingida por uma das balas

Crime aconteceu na noite de domingo na Avenida Tamoios. Vítima estava em uma motocicleta

Campanha de Natal distribui mais de 500 brinquedos para crianças em Paraguaçu Paulista

Iniciativa é promovida pelo paraguaçuense Diego Fabossi.

Morador de Paraguaçu Paulista registra fila de luzes no céu formada por satélites de internet

Registro também chamou a atenção de moradores em cidades da região.

Maloka Rockstar lança clipe de seu novo hit: Amanheceu, gravado em Paraguaçu Paulista

Single já está disponível em todas as plataformas digitais

Veículo fica destruído após incêndio em Paraguaçu Paulista

O fato foi registrado na Rua Conceição de Monte Alegre, nas imediações da escola Maria Ângela.

Homem de 39 anos é preso por posse ilegal de arma de fogo em Assis

Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre .22, municiado.

Incêndio atinge casa em condomínio e mobiliza bombeiros de Assis

Fogo mobilizou Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no início da noite de sábado (20).

Dois policiais penais morrem e dois ficam feridos em acidente em rodovia de Avaí

Carro com quatro policiais capotou no fim da tarde de sábado (20) e ficou completamente destruído.

ANUNCIE DIVULGUE