Terça-Feira, 09 de Setembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 19ºC veja mais

Estudantes protestam contra o retorno do Ensino Integral na escola Cene

09/05/2022 - Escola nega falta de diálogo e afirma que trabalha em benefício dos alunos.


Estudantes protestam contra o retorno do Ensino Integral na escola Cene

Uma manifestação de estudantes movimentou o pátio da Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira, o Cene, na última sexta-feira, dia 6. Eles protestaram contra a implantação do PEI – Programa de Ensino Integral que vem sendo expandido no estado e que deve chegar a até 3 mil escolas em 2023, uma delas, o Cene.

Segundo o governo do Estado de são Paulo, o Programa Ensino Integral (PEI) está presente na rede estadual desde 2012 e atua na melhoria da aprendizagem, por meio de um modelo pedagógico inovador. Há a oferta de práticas variadas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, e componentes curriculares específicos como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Porém, estudantes e até mesmo professores do Cene não concordam com esse método. Segundo Natália, estudante da unidade, 90% dos alunos trabalham ou fazem cursos extracurriculares na outra parte do tempo e por isso, o Ensino Integral dificultaria a realização dessas atividades.

“A escola está nos reprimindo e intimidando, tirando o nosso direito do livre arbítrio e até ameaçando alunos que são contra o ensino PEI”, afirmou a aluna.

Um professor que atua na unidade também afirmou ser contra o PEI disse que não houve abertura para diálogo. Ele afirmou que foi formado um conselho privilegiando a maioria de profissionais que querem o programa por questões de gratificação para definir a implantação do PEI na escola.

“Alegram que o ensino vai melhorar, mas omitem o fato de que o currículo é exatamente o mesmo, a grade quase igual, com pouquíssima diferença”, lamentou o professor, que preferiu não se identificar por medo de represálias. “Essa mudança tende a esvaziar a escola com o tempo, pois o programa acaba podando os alunos de outras possibilidades”, finalizou.

A TV Paraguaçu entrou em contato com a direção da Escola Cene e conversamos com o diretor da unidade, professor Washington Matheus Fraga. Ele falou sobre o assunto.

SOBRE O PEI

Desde 2021, o PEI saltou de 1077 escolas e 448 mil estudantes atendidos, em 308 cidades, para 2050 unidades, espalhadas por 464 municípios, com um milhão de vagas ofertadas.

Atualmente, são 264 escolas (18,5%) de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1.587 (42,6%) de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1.576 (43,1%) de ensino médio. O programa é ofertado em dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No segundo, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Para 2023, a previsão é que o PEI seja expandido para 3 mil unidades, num total de 1,4 milhão de vagas. Seriam 100 novas escolas ainda em 2022 e outras 850 para 2023.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Você sabia que no Bulhões tem deliciosas porções para você dividir com a família e os amigos?

Faça seu happy hour no Bulhões, saboreando porções maravilhosas acompanhadas daquele drink especial

Jovem de 21 anos que estava desaparecido é encontrado na Unesp de Assis

Paraguaçuense foi localizado com ferimentos dentro do banheiro da instituição.

Família comunica desaparecimento de paraguaçuense de 21 anos próximo a Unesp em Assis

Gabriel estuda na Unesp e foi visto pela última vez em um posto próximo ao local.

Prefeitura de Paraguaçu abre inscrições para cursos gratuitos do programa Caminho da Capacitação

Iniciativa oferece qualificação profissional, geração de renda e autonomia financeira

Força Tática prende três pessoas por tráfico de drogas na Vila Progresso, em Assis

Foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha.

CMEC promove a 1ª edição do Mulheres que Conectam em Paraguaçu Paulista

O encontro será realizado em 18 de outubro, das 14h às 20h, no CPP

Em Maracaí, pipa atinge rede elétrica próxima à subestação e impacta fornecimento de energia

Ocorrência reforça o alerta sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica.

Caminhão do Nossa Energia troca lâmpadas e ventiladores, e sorteia geladeiras em Oscar Bressane

Veículo permanece em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

ANUNCIE DIVULGUE