Terça-Feira, 08 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 8ºC veja mais

Estudantes protestam contra o retorno do Ensino Integral na escola Cene

09/05/2022 - Escola nega falta de diálogo e afirma que trabalha em benefício dos alunos.


Estudantes protestam contra o retorno do Ensino Integral na escola Cene

Uma manifestação de estudantes movimentou o pátio da Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira, o Cene, na última sexta-feira, dia 6. Eles protestaram contra a implantação do PEI – Programa de Ensino Integral que vem sendo expandido no estado e que deve chegar a até 3 mil escolas em 2023, uma delas, o Cene.

Segundo o governo do Estado de são Paulo, o Programa Ensino Integral (PEI) está presente na rede estadual desde 2012 e atua na melhoria da aprendizagem, por meio de um modelo pedagógico inovador. Há a oferta de práticas variadas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, e componentes curriculares específicos como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Porém, estudantes e até mesmo professores do Cene não concordam com esse método. Segundo Natália, estudante da unidade, 90% dos alunos trabalham ou fazem cursos extracurriculares na outra parte do tempo e por isso, o Ensino Integral dificultaria a realização dessas atividades.

“A escola está nos reprimindo e intimidando, tirando o nosso direito do livre arbítrio e até ameaçando alunos que são contra o ensino PEI”, afirmou a aluna.

Um professor que atua na unidade também afirmou ser contra o PEI disse que não houve abertura para diálogo. Ele afirmou que foi formado um conselho privilegiando a maioria de profissionais que querem o programa por questões de gratificação para definir a implantação do PEI na escola.

“Alegram que o ensino vai melhorar, mas omitem o fato de que o currículo é exatamente o mesmo, a grade quase igual, com pouquíssima diferença”, lamentou o professor, que preferiu não se identificar por medo de represálias. “Essa mudança tende a esvaziar a escola com o tempo, pois o programa acaba podando os alunos de outras possibilidades”, finalizou.

A TV Paraguaçu entrou em contato com a direção da Escola Cene e conversamos com o diretor da unidade, professor Washington Matheus Fraga. Ele falou sobre o assunto.

SOBRE O PEI

Desde 2021, o PEI saltou de 1077 escolas e 448 mil estudantes atendidos, em 308 cidades, para 2050 unidades, espalhadas por 464 municípios, com um milhão de vagas ofertadas.

Atualmente, são 264 escolas (18,5%) de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1.587 (42,6%) de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1.576 (43,1%) de ensino médio. O programa é ofertado em dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No segundo, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Para 2023, a previsão é que o PEI seja expandido para 3 mil unidades, num total de 1,4 milhão de vagas. Seriam 100 novas escolas ainda em 2022 e outras 850 para 2023.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Vereador Amauri Mecânico apresenta denúncia e Câmara abre CP contra a vereadora Vanes Generoso

Objetivo é apurar autenticidade, veracidade e integridade de atestado médico apresentado por ela.

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos

Produtos podem causar irritações na pele e problemas respiratórios

Butantan se prepara para testar vacina contra gripe aviária em humanos

Instituto ainda aguarda aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Vereadora Graciane de Madureira toma posse na Câmara Municipal

Ela ocupa o lugar de Rodrigo Andrade, que foi cassado pelo TRE-SP em virtude de fraude do PDT.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

Morador de chácara é assaltado ao chegar à residência em Rancharia

Suspeitos levaram joias de ouro da vítima na noite deste domingo, 6

Jovem morre após veículo tipo 'gaiola' cair em ribanceira de estrada rural em Pardinho SP

Motorista e a namorada, ambos de 18 anos, estavam no veículo e a jovem não resistiu aos ferimentos.

Duplicação da SP 284 altera tráfego em Paraguaçu Paulista com desvio temporário

A mudança começa nesta quarta e deve durar 60 dias.

ANUNCIE DIVULGUE