Terça-Feira, 23 de Dezembro Paraguaçu Paulista 33ºC - 22ºC veja mais

Diretor-geral da OMS lança apelo a favor do direito ao aborto

05/05/2022 - Pedido foi feito hoje em mensagem no Twitter


Diretor-geral da OMS lança apelo a favor do direito ao aborto

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou hoje apelo a favor do direito ao aborto, questionado nos Estados Unidos (EUA) por um projeto de acórdão do Supremo Tribunal.

"Restringir o acesso ao aborto não reduz o número de procedimentos. A restrição leva mulheres e jovens a recorrerem a procedimentos perigosos", declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus em mensagem no Twitter, sem mencionar diretamente os EUA.

"O acesso a um aborto seguro pode salvar vidas", acrescentou.

Tedros Adhanom defendeu que "as mulheres devem sempre ter o direito de escolha quando se trata dos seus corpos e da sua saúde".

Segundo a OMS, os abortos inseguros causam cerca de 39 mil mortes por ano em todo o mundo e resultam na hospitalização de outros milhões de mulheres devido a complicações.

A maioria dessas mortes está concentrada em países de baixo rendimento - mais de 60% na África e 30% na Ásia -  e entre pessoas mais vulneráveis.

Para a organização, dados mostram que as restrições ao acesso ao aborto não reduzem o número de procedimentos.

Em seu portal na internet, a agência da ONU também afirma que nos países com as restrições mais severas, apenas um em cada quatro abortos é seguro, em comparação com quase nove em dez em países onde o procedimento é amplamente legalizado.

A OMS divulgou novas diretrizes sobre cuidados com o aborto, no início de março, com o objetivo de proteger a saúde de mulheres e dos jovens e ajudar a prevenir os mais de 25 milhões de procedimentos inseguros que ocorrem atualmente, todos os anos, no mundo.

As diretrizes reúnem mais de 50 recomendações relacionadas à prática clínica, prestação de serviços de saúde e a intervenções legais e políticas para apoiar a assistência ao aborto com qualidade.

O jornal norte-americano Politico informou, na segunda-feira (2), citando documentos não divulgados, que o Supremo Tribunal dos EUA prepara-se para anular a decisão histórica de 1973, que reconheceu o direito ao aborto.

O diário afirmou ter obtido projeto de decisão, do juiz conservador Samuel Alito e datado de 10 de fevereiro, que está sendo negociado e tem publicação prevista para antes de 30 de junho.

O processo Roe v. Wade, que há quase meio século sustentava que a Constituição dos EUA protegia o direito da mulher a fazer um aborto, era "totalmente sem mérito desde o início", de acordo com o documento citado pelo jornal

Se essa conclusão for aceita pelo Supremo Tribunal, os Estados Unidos voltarão à situação que existia antes de 1973, quando cada estado era livre para proibir ou autorizar a realização de abortos. Considerando a grande divisão geográfica e política sobre a questão, a previsão é que metade dos estados, especialmente no Sul e no Centro conservadores, proíbam rapidamente o procedimento.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Jovem é morto a tiros em avenida de Tupã e criança fica ferida ao ser atingida por uma das balas

Crime aconteceu na noite de domingo na Avenida Tamoios. Vítima estava em uma motocicleta

Campanha de Natal distribui mais de 500 brinquedos para crianças em Paraguaçu Paulista

Iniciativa é promovida pelo paraguaçuense Diego Fabossi.

Morador de Paraguaçu Paulista registra fila de luzes no céu formada por satélites de internet

Registro também chamou a atenção de moradores em cidades da região.

Maloka Rockstar lança clipe de seu novo hit: Amanheceu, gravado em Paraguaçu Paulista

Single já está disponível em todas as plataformas digitais

Veículo fica destruído após incêndio em Paraguaçu Paulista

O fato foi registrado na Rua Conceição de Monte Alegre, nas imediações da escola Maria Ângela.

Homem de 39 anos é preso por posse ilegal de arma de fogo em Assis

Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre .22, municiado.

Incêndio atinge casa em condomínio e mobiliza bombeiros de Assis

Fogo mobilizou Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no início da noite de sábado (20).

Dois policiais penais morrem e dois ficam feridos em acidente em rodovia de Avaí

Carro com quatro policiais capotou no fim da tarde de sábado (20) e ficou completamente destruído.

ANUNCIE DIVULGUE