Quinta-Feira, 13 de Novembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 21ºC veja mais

Crises coletivas nas escolas: o que é, o que fazer e como prevenir?

19/04/2022 - por Íris Vieira da Silva


Crises coletivas nas escolas: o que é, o que fazer e como prevenir?

No dia 8 de Abril de 2022, 26 estudantes de uma escola estadual no Recife passaram mal e precisaram ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após uma crise coletiva de ansiedade. Os jovens apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia, mas não precisaram ser removidos para unidades de saúde, após o atendimento emergencial. Trazendo a tona um assunto pouco debatido: o que acontece em uma crise coletiva? Isto é real? Embora muitos desacreditem ou pensem erroneamente que se trata de uma forma de chamar a atenção, tal problemática pode estar mais próxima do que imaginamos.

O fato que aconteceu em Recife foi uma crise de ansiedade coletiva onde os alunos necessitaram de auxilio da equipe do SAMU. Os alunos estavam em semana de prova o que acentuou o contexto da ansiedade já acumulada do período pandêmico que vivemos. O Cenário pós pandêmico poderá ser muito pior alerta a OMS em seus discursos sobre alerta às consequências da saúde mental pós pandemia. A volta as aulas trouxeram índices preocupantes de aumento da violência escolar, bullying e fobia escolar. Mostrando que o período do isolamento social acarretou problemas emocionais nos alunos.

Nós seres humanos somos influenciados pelo coletivo, não tem como escapar disto, basta pensar em uma notícia ruim como a morte da cantora Marília Mendonça e perceber o quanto tal fato abalou o país, fazendo as pessoas sentirem-se mal mesmo não sendo da família. A guerra na Ucrânia também é um exemplo de abalo emocional no cenário mundial. Os pré-adolescentes e adolescentes/jovens estão em fase de formação socioemocional tendem a serem mais impactados com a influência coletiva. Por isso o pesadelo das más companhias assola maiormente as casas onde existem essa faixa etária.

Domingo (17/08) a matéria do fantástico entrevistou alguns dos adolescentes e familiares do caso em Recife, mostrando que eles (os entrevistados) já apresentavam sintomas de ansiedade ou estavam passando por momentos de tensão em suas vidas. Um ambiente onde existem várias pessoas com sintomas em comum, mediante a um fator estressante ou traumático pode ocasionar uma crise coletiva. Assim como em um acidente ou catástrofe pode levar uma cidade, bairro ou território em pânico coletivo. As pessoas que vão entrar em crise serão aquelas que já apresentam sintomas, tendências ou que são facilmente induzidas a sentir emoções.

A prevenção deste fenômeno nas escolas deve ser realizada através de um mapeamento comportamental dos alunos, onde através de entrevistas e anamnese aluno por aluno, a escola tenha o quadro de cada um sobre vigilância e encaminhamento se necessário. Ter um psicólogo na escola pode colaborar e muito para evitar tal problemática, uma vez que a escuta profissional chega de imediato quando as crises mostram os primeiros sinais. Assim também, o mapeamento de uma sala de aula, que pode por coincidência agrupar alunos com problemas emocionais e que se não intervido pode acarretar uma crise coletiva, seja de violência, ansiedade ou automutilação, sendo este último muito comum nas escolas. A prevenção do suicídio segue nesta mesma linha, não há muitos índices e fatos ocorridos nas escolas, mas, vamos esperar acontecer?

 

Iris Vieira da Silva

Psicólogo especialista clínico e hospitalar, palestrante profissional, coach educacional e consultor em psicologia em escolas, coordenador dos comitês de prevenção do suicídio e de violências em Paraguaçu Paulista.



MAIS NOTÍCIAS

Prefeitura divulga resultado do projeto de recolhimento de veículos em Paraguaçu Paulista

Segundo a Prefeitura, o resultado já é visível: ruas mais limpas, seguras e organizadas

O Bulhões agora é também marmitaria e atende no horário do almoço

Você pode pedir sua marmita pelo delivery (18)99757-2500

Polícia Federal faz operação e cumpre mandados em Paraguaçu Paulista e cidades da região

Operação contra contrabando e descaminho bloqueou R$ 20 milhões em bens

Bioquímico marca presença na Praça da Matriz no Mutirão de Exames de PSA

Laboratório Bioquímico tem promoção especial para homens no mês de novembro.

Sábado é feriado: antecipe suas compras para curtir o fim de semana Na Calcevest Mega Loja

A Calcevest fica na Rua XV de Novembro, 455, centro de Paraguaçu Paulista.

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

José Carlos Oliveira comandou o Ministério da Previdência em 2022

Ministério emite alerta para azeites fraudados; saiba quais marcas

Ministério da Agricultura inspecionou lotes considerados impróprios

Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

ANUNCIE DIVULGUE