Segunda-Feira, 15 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 21ºC veja mais

Operação resgata 13 trabalhadores paraguaios de condições análogas à escravidão em Pirapozinho

18/04/2022 - Vítimas serão indenizadas e devem retornar ao país vizinho


Operação resgata 13 trabalhadores paraguaios de condições análogas à escravidão em Pirapozinho

Treze trabalhadores paraguaios, incluindo um adolescente, foram resgatados de condições análogas à escravidão na última quarta-feira (13), em uma fazenda de colheita de mandioca, em Pirapozinho (SP). A operação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência e Polícia Rodoviária Federal. É o segundo resgate em menos de um mês no Oeste Paulista.

O MPT informou que, segundo o relatório, os trabalhadores foram contratados informalmente, sem registro em Carteira de Trabalho.

“As autoridades concluíram que eles foram aliciados do Paraguai até o Brasil, com o objetivo exclusivo de trabalhar na colheita de mandioca”, explicou o Ministério Público do Trabalho.

Os trabalhadores residiam em alojamentos em “condições degradantes”, sendo disponibilizados pelo empregador apenas dois quartos para acolher 11 pessoas. Os trabalhadores dormiam em colchões espalhados pelo chão, inclusive tendo que dividir o mesmo colchão entre duas ou mais pessoas, e não havia armários. “As condições de higiene eram bastante precárias”, salientou o MPT.

Os depoimentos colhidos no local, bem como a documentação levantada, evidenciaram que não eram disponibilizados aos trabalhadores, nas frentes de trabalho de colheita de mandioca, instalações sanitárias, mesas e cadeiras para refeições e proteção contra intempéries.

“Os colhedores eram transportados até a frente de trabalho em veículo inadequado e em péssimo estado de conservação. Não eram fornecidos EPIs, exceto luvas, que eram custeadas pelos próprios trabalhadores”, pontuou o MPT.

Os auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência efetuaram o resgate dos trabalhadores e eles terão direito ao seguro-desemprego.

“Imediatamente, os estrangeiros foram retirados dos alojamentos e encaminhados para um hotel no centro de Pirapozinho, com custeio do empregador, residindo provisoriamente em condições dignas até que voltem para suas casas”, enfatizou o MPT.

Os procuradores Marcus Vinícius Gonçalves e Vanessa Martini celebraram termo de ajuste de conduta (TAC) com o empregador, pelo qual o signatário se comprometeu a custear a moradia provisória, com refeições inclusas, e também a pagar as passagens de retorno para Salto del Guaira, cidade de origem dos trabalhadores no Paraguai.

O MPT salientou que os trabalhadores receberão uma indenização por danos morais individuais, além das verbas salariais e rescisórias devidas. O empregador também deverá pagar indenização por danos morais coletivos em favor do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante.

O TAC ainda prevê o cumprimento de obrigações trabalhistas relativas à formalização de contratos de trabalho, condições de alojamento, a proibição de contratar pessoas menores de 18 anos, fornecimento de EPIs, sanitários e refeitórios nas frentes de trabalho, dentre outras, sob pena de multa por descumprimento.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Papai Noel dos Correios tem baixa procura em Paraguaçu; cartinhas podem ser adotadas até sexta, 19

As cartinhas contam com pedidos de presentes simples, como Casa de Boneca, Bobbie Goods e garrafinha

Quinta, dia 18, tem vacinação contra a raiva em dois pontos de Paraguaçu Paulista

Imunização acontecerá na Praça do Panambi e ao lado da linha férrea, na Vila Priant.

Balneário Camboriú: seu início de ano perfeito com Joelson Excursões

Prepare-se para viver a melhor semana de janeiro em Balneário Camboriú!

Homem é flagrado usando chave micha tentando furtar som de veículo em Assis

Ele foi conduzido ao plantão policial, onde permaneceu preso e à disposição da Justiça.

PM’s flagram dupla empurrando moto furtada e um deles acaba preso em Cândido Mota

Os indivíduos foram surpreendidos empurrando o veículo e tentaram fugir ao notar a presença policial

Atleta Diego Alves, da equipe Team Cowboy, faz sua estreia no MMA e emociona com vitória eletrizante

Em uma batalha dura, o atleta sagrou-se vitorioso.

Cresol celebra 30 anos com lançamento de livro e documentário que reafirmam força do cooperativismo

Materiais apresentam relatos autênticos de superação e mostram atuação da cooperativa

Personagens da Disney chegam hoje (15) em Paraguaçu Paulista

A Associação Comercial convida as famílias a viverem esse momento mágico.

ANUNCIE DIVULGUE