Segunda-Feira, 15 de Dezembro Paraguaçu Paulista 26ºC - 21ºC veja mais

Pai faz campanha na web para pagar tratamento de menino diagnosticado com síndrome rara em Bauru

18/03/2022 - Miguel, de oito anos, adquiriu a doença após uma crise convulsiva


Pai faz campanha na web para pagar tratamento de menino diagnosticado com síndrome rara em Bauru

Após uma crise convulsiva que desencadeou um estado de mal epilético, o pequeno Miguel Samuel Sampaio, de oito anos, foi previamente diagnosticado com uma doença rara conhecida como Síndrome de FIRES. Por conta da condição, o pai do morador de Bauru (SP) faz uma campanha nas redes sociais para conseguir pagar o tratamento contínuo dele.

O pintor Peterson Samuel da Silva, de 40 anos, contou que foi em 2016 que o filho, aos três anos, teve a primeira crise convulsiva em sequência, sem recuperação da consciência entre elas, o que o deixou em coma por quatro meses. As sequelas dessa fase na vida do menino são sentidas até então.

O pai também comentou que as crises começaram por conta de uma inflamação na garganta. Contudo, a bactéria subiu para o cérebro, o que acarretou a gravidade do quadro clínico da criança.

"As crises desencadearam porque ele teve uma inflamação na garganta, como qualquer outra criança. Mas a bactéria subiu para o cérebro. Por isso, ele entrou em estado de mal convulsivo. O tratamento dele é bem caro", diz.

Segundo o pintor, os médicos do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) ainda estudam o caso do menino por ser considerada uma doença rara. A única certeza é que a Síndrome de FIRES se manifesta em convulsões, que comprometem o desenvolvimento neuro-psicológico da criança.

"Os médicos de Ribeirão falam que hoje o Miguel tem que tratar as crises convulsivas e fazer bastante fisioterapia. Essa síndrome, por ser rara, os médicos falam que não tem um tratamento ou um remédio certo para isso", lamenta.

Por conta do comprometimento do sistema neurológico, Peterson explicou que Miguel tem traqueostomia para respirar, gastrostomia para se alimentar, não anda e não fala: estado completamente diferente de quando o menino nasceu.

"Não foi e não é fácil. Tive depressão por causa disso. Nossa vida mudou completamente. Hoje, o Miguelzinho precisa de cuidados 24 horas", explica.

Para trazer um pouco mais de qualidade de vida ao garoto, o pai mantém um tratamento com fisioterapia no HC de Ribeirão Preto, além dos cinco remédios anticonvulsivos e à base de cannabis que ele toma diariamente.

Para conseguir pagar o tratamento, a família de Miguel conta com voluntários, pois a prefeitura só fornece dois dos cinco remédios que o menino toma. Além dos medicamentos, o valor arrecadado é voltado para a compra de fraldas e acompanhamento médico.

Fonte: G1

 



MAIS NOTÍCIAS

Vestidos para arrasar no fim do ano? Corre pra Atrevida Modas!

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, 4, esquina com a Avenida Brasil.

Ofertas de Natal no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Av. Galdino, nº 1173, em Paraguaçu Paulista

Live com cupom de desconto TV Paraguaçu e A Calcevest

Corra, participe e garanta o seu!

O fim do ano chegou e você não fez manutenção no ar condicionado do seu carro? Vem pra Eletro Clima

A Eletro Clima fica na Rua Antônio Machado, nº 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal.

Casos & Causos: Conheça a trajetória literária da jornalista e escritora Denise Moreira

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

AFC sedia graduação de mais de 150 atletas de Jiu Jitsu em Paraguaçu Paulista

Cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 11.

Energisa já registrou mais de 6 mil descargas atmosféricas na região com chuvas desta quinta e sexta

Empresa afirmou que trabalha para restabelecer energia em cidades afetadas por tempestade.

Prefeitura de Paraguaçu prevê injeção de R$22 milhões na economia local com 13º dos servidores

Somado aos salários de dezembro e janeiro, expectativa é que montante impulsione comércio e serviços

ANUNCIE DIVULGUE