Quarta-Feira, 07 de Maio Paraguaçu Paulista 29ºC - 17ºC veja mais

Família de menino autista que tomou 2ª dose da vacina contra Covid errada relata indignação em Bauru

17/03/2022 - Apesar do erro, o adolescente, de 12 anos, não apresentou nenhuma reação aparente


Família de menino autista que tomou 2ª dose da vacina contra Covid errada relata indignação em Bauru

O casal que denunciou a aplicação errada da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no filho autista, de 12 anos, diz estar indignado com a situação. O caso ocorreu na quinta-feira (10), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Europa, em Bauru (SP).

No cartão de vacinação, constava a primeira dose da Pfizer e a segunda da CoronaVac (Butantan), situação não recomendada pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista, Márcio Cunha, pai do menino, relatou que o erro só foi percebido por uma das três funcionárias que estavam na sala de vacinação após a aplicação no braço do adolescente.

"Um grande descaso. Não tiveram nem o mínimo de cuidado, era só ter lido o cartão de vacinação. Além do imunizante, marcaram errado também a unidade que aplicou a dose. Lá consta como a unidade Jussara no cartão, mas estávamos no Jardim Europa", explicou Márcio.

Desde o ocorrido, a família tem monitorado o adolescente. Embora ele não tenha apresentado nenhum problema aparente, como febre ou dor de cabeça, o pai aponta que, devido ao autismo, o garoto tem dificuldades para se comunicar e expressar possíveis reações.

"Ele tem dificuldade na fala, então a gente fica preocupado com possíveis reações sem que ele conseguisse se comunicar. Mas, felizmente, ele está bem, sem qualquer problema", conta.

Em nota, a prefeitura confirmou o erro, uma vez que o menino deveria ter sido vacinado com a Pfizer, seguindo o imunizante aplicado na primeira dose.

Ainda de acordo com a administração municipal, a Vigilância Epidemiológica foi notificada, bem como a mãe foi imediatamente orientada sobre os procedimentos a serem adotados. O caso ainda foi remetido à Secretaria Estadual de Saúde para análise da situação.

"Não é só sobre ele ter ou não reação, mas também sobre se ele realmente está protegido contra a Covid. Sabemos que ele é um menino especial e queremos que quem errou seja responsabilizado", diz Márcio.

Apesar do erro na aplicação e enquanto aguarda novas orientações da secretaria estadual, a família não abrirá mão da imunização com a dose de reforço quando chegar a hora.

"Embora tenha virado uma salada, nós acreditamos na vacina. Não é pelo erro de uma pessoa que vamos deixar de acreditar na vacina. Quando chegar a hora, iremos vaciná-lo novamente. Desta vez, esperamos que corretamente", finaliza o pai.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Você sabe a diferença entre furto e roubo?

O advogado Raphael Bernardes explica as diferenças entre os crimes e a punição em forma de lei.

Vereadores trocam farpas por conta de exonerações de cargos comissionados

Servidores sem curso superior tiveram que ser exonerados.

Motociclista morre em batida entre duas motos no interior de SP

Motociclista chegou a ser socorrido e levado para o pronto-socorro da Santa Casa de Jaú

Defesa Civil alerta para tempo seco e calor no interior de SP

Umidade pode ficar abaixo de 30%

Eixo SP realiza 1.230 atendimentos durante feriado

Socorro mecânico foi o serviço mais acionado pelos usuários nas 12 rodovias administradas

Vereadores aprovam 17 requerimentos e apresentam 14 indicações durante Sessão Ordinária

Sessão Ordinária aconteceu nesta segunda-feira, 05 de maio

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

Nova modalidade atende famílias com renda mensal de até R$ 12 mil

Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança

ANUNCIE DIVULGUE