Sábado, 07 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 33ºC - 21ºC veja mais

Penápolis decreta luto oficial por morte de bebê levada ao pronto-socorro com sinais de violência

16/02/2022 - Polícia Civil investiga o caso e aguarda resultados de laudos periciais


Penápolis decreta luto oficial por morte de bebê levada ao pronto-socorro com sinais de violência

A Prefeitura de Penápolis (SP) decretou luto oficial de três dias pela morte da menina de 1 ano que foi levada para o pronto-socorro na última segunda-feira (14). A Polícia Civil investiga o caso e aguarda resultados de laudos periciais.

Segundo o prefeito Caique Rossi, o ato é uma forma de manifestar solidariedade à família pelo sentimento de dor e saudade, e de protestar contra qualquer forma de violência e maus-tratos, especialmente neste caso, contra crianças e adolescentes.

“Não compactuamos e rechaçamos com veemência ocorrências como essa que infelizmente vimos acontecer na nossa cidade. Isso nos entristece e nos cobre de luto. Lamentamos e expressamos nosso pesar”, disse.

Na tarde desta terça-feira (15), moradores de Penápolis que ficaram sabendo do caso realizaram manifestações para pedir Justiça pela morte da criança.

Caso
De acordo com o boletim de ocorrência, a criança chegou ao pronto-socorro com rigidez cadavérica, diversas marcas roxas, algumas recentes e outras antigas, e dilaceração do ânus, aparentando violência sexual.

A médica responsável por receber a menina, que foi levada por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, acionou a Polícia Militar após notar os sinais de violência e suspeitar da versão apresentada pela mãe.

Ainda conforme o boletim de ocorrência, a mãe e o padrasto da criança foram questionados sobre o ocorrido. Ambos alegaram que colocaram a criança para dormir na noite de domingo (13) e perceberam que a criança estava morta somente quando foram acordá-la na manhã desta segunda-feira (14).

O policial militar que conversou com a mãe e o padrasto entrou em contato com o Conselho Tutelar, descobrindo que havia diversas denúncias de maus-tratos envolvendo a vítima.

O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Penápolis. A Polícia Civil aguarda o resultado dos exames periciais realizados no corpo da menina para decidir qual atitude tomar.

O corpo da menina foi enterrado na tarde desta terça-feira (15), em Promissão (SP), cidade onde o pai biológico da criança mora.

Em nota, a Promotoria de Justiça Criminal informou que já entrou em contato com a Delegacia de Polícia da Mulher (DDM) e aguarda a distribuição do inquérito policial ou medida cautelar para correta definição da atribuição do Promotor de Justiça e atuação no caso.

“A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude já oficiou ao Conselho Tutelar para ter conhecimento do histórico, informações e providencias com relação à referida família, inclusive sobre eventuais outras crianças e ou adolescentes no mesmo contexto familiar. A Promotoria de Justiça de Penápolis acompanhará a situação dentro de suas atribuições, adotando as medidas criminais, cíveis e administrativas que foram cabíveis”, informou.

Também em nota, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) disse que tomou conhecimento do caso, inclusive já se reuniu nessa tarde com a plenária do Conselho, e está sendo formada uma comissão de apuração fatos, para averiguação da conduta do Conselho Tutelar.

“Após relatado e apurado todos os fatos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente irá encaminhar esses documentos ao Ministério Público para devidas providências”, alegou.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória literária da escritora Maria Aparecida Paiva, a Mariinha

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

CNC mostra que 79,5% tinham débitos a acertar em janeiro.

Poupança tem retirada líquida de R$ 23,5 bilhões em janeiro

Rendimentos creditados nas contas somam R$ 6,4 bilhões, diz BC.

Você sabia que a hereditariedade é um dos fatores de risco mais comuns do glaucoma?

Oftalmologista Dr. Juliano Zanquetta Ceciliato fala da importância do acompanhamento oftalmológico.

Exame que detecta mais de 500 doenças tratáveis em bebês não precisa de pedido médico

Exame fica pronto em 20 dias e pode ser parcelado em até 10x no Laboratório Bioquímico.

'Saúde não espera', diz vereador sobre falta de transporte e medicamentos na saúde em Paraguaçu

O vereador Fábio Santos usou a tribuna da Casa de Leis para falar sobre a saúde no município.

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes

Operação contra tráfico de drogas apreende pés de maconha e haxixe em Salto Grande

Ação da Policia resultou na prisão em flagrante de um homem

ANUNCIE DIVULGUE