Alimentos que não podem faltar na ceia para ter sorte no Ano Novo
28/12/2021 - Superstição ou não, custa nada dar uma mãozinha para a sorte né?
Passado as comemorações do Natal, as atenções agora são voltadas para o Ano Novo. Faltando apenas alguns dias para a chegada de 2022, os preparativos para a noite da virada já começaram, afinal, é uma noite cheia de superstições e tradições, principalmente com as comidas.
Muitas pessoas preparam a ceia de Ano Novo com comidas que trazem sorte, como por exemplo a lentilha, um dos alimentos mais populares na ceia, sendo conhecida por atrair fartura e fortuna. Por isso a tradição de servi-la nesse momento.
Além das lentilhas, outro alimento que não pode faltar é a romã. Símbolo da fertilidade e prosperidade, a romã também representa o florescimento, crescimento e abundância.
Além disso, cachos de uva são sempre bem-vindos na mesa da ceia de Ano Novo, pois a fruta é carregada de superstições, como a de atrair felicidade e sorte.
As carnes também não podem faltar durante a ceia. A mais tradicional é a carne de porco. O porco simboliza o sucesso e o progresso. Muitos supersticiosos dizem que pelo fato de o animal fuçar para frente isso é sinônimo de desenvolvimento. Quando na mesa, o porco traz a energia de abundância.
Para acompanhar a ceia de Ano Novo, as bebidas que não podem faltar são os vinhos e espumantes. O brinde para celebrar a chegada de um novo ano é uma tradição e fortifica os laços entre as pessoas que estão comemorando esse momento juntos.
Independente das superstições, a ceia de Ano Novo é um momento de confraternização entre amigos e familiares. É tempo de repensar tudo o que foi feito durante o ano antigo e traçar novas metas para o ano que se inicia.
Fonte: Xanxere