Quinta-Feira, 05 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Vigilância Sanitária encontra mais de 40 caixas de anabolizantes e interdita academia em Prudente

23/12/2021 - Proprietário está sujeito a multa de, no mínimo, R$ 10 mil, devido à gravidade do caso


Vigilância Sanitária encontra mais de 40 caixas de anabolizantes e interdita academia em Prudente

Agentes da Vigilância Sanitária Municipal encontraram, durante uma inspeção de rotina, nesta quarta-feira (22), mais de 40 caixas de anabolizantes que eram mantidos irregularmente em uma academia de atividades físicas em Presidente Prudente(SP). A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) foi acionada e todo o material acabou apreendido pela Polícia Civil.

De acordo com o supervisor do Departamento de Vigilância Sanitária, Daniel Gulim, além das caixas fechadas, foram localizados ainda diversos frascos de outros anabolizantes abertos, seringas, agulhas e um caderno com nomes de alunos com plano de aplicação.

“Administrativamente, o estabelecimento foi interditado e o proprietário estará sujeito a multa de, no mínimo, R$ 10 mil, devido à gravidade do caso”, declarou Gulim.

A ocorrência também será conduzida na esfera criminal, por parte das equipes da DIG, que já iniciaram as investigações.

Gulim explicou que, pela legislação atual, o fornecimento e a venda de anabolizantes sem receita médica representam apenas infração às normas sanitárias. Os infratores ficam sujeitos a receber penas de advertência, interdição, cancelamento da licença e/ou multa.

Porém, ele salientou que as regras sanitárias não se aplicam ao comércio ilegal.

"Usar anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido, além de ser um grande risco para a saúde. São medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação", enfatizou o supervisor da Vigilância Sanitária.

Ele ainda reforçou que a licença sanitária da academia foi indeferida pela vigilância, o que impede o funcionamento regular do estabelecimento.

“Esses tipos de medicamentos, principalmente anabolizantes, são produtos regulados por uma portaria, chamada portaria 344 [da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde]. O anabolizante, por si só, já não pode ser utilizado, principalmente em academia, sem a orientação médica. Esses tipos de produtos foram encontrados dentro de uma geladeira na academia”, explicou Gulim.

De acordo com o supervisor da Vigilância Sanitária, a inspeção foi realizada na academia por conta de um pedido de licenciamento feito pelo responsável pelo estabelecimento.

Os fiscais dirigiram-se ao local para fazer a inspeção para a liberação da licença sanitária e, quando chegaram à academia, encontraram a geladeira cheia de anabolizantes, gavetas com seringas e o caderno com nomes dos prováveis usuários dos medicamentos.

“Em função disso, por conta dessa portaria 344, que os medicamentos estavam irregulares naquele local, sem prescrição médica, sem nenhum médico acompanhando, nós não sabemos quem aplicava esse medicamento e, em função disso, caracteriza infração sanitária”, pontuou Gulim.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Atleta paraguaçuense fatura medalha de ouro em campeonato de jiu-jitsu em Votuporanga

Kauan Martins de Figueiredo é integrante da equipe Lótus Club AFC.

Torneio de Vôlei de Areia 2026 agitou a AFC no último fim de semana

Centenas de atletas passaram pelo local no sábado e no domingo, dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Câmara aprova lei que reserva imóveis em programas habitacionais para pessoas com deficiência

Projeto de Lei é do vereador Daniel Faustino e prevê reserva de 5% das unidades habitacionais.

Câmara parabeniza equipes femininas de Vôlei Adaptado de Paraguaçu Paulista

Atletas foram homenageadas pela inédita classificação na Final Estadual da Superliga

TOR prende traficante boliviana com mais de 9 kg de skunk oculto em malas em Palmital

Policiais descobriram os fundos falsos, onde estavam escondidos 13 tabletes de skunk.

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade

Wegovy só era disponível no Brasil em forma de caneta injetável

Homem é preso por perseguir adolescente após mãe da vítima segurá-lo no quintal de casa em Botucatu

Jovem já tinha medida protetiva contra o suspeito, que rondava a casa e a escola dela.

Pedestre morre após ser atropelado duas vezes em rodovia em Itápolis

Vítima já estava caída na pista quando foi atingida por um segundo veículo.

ANUNCIE DIVULGUE