Quinta-Feira, 04 de Setembro Paraguaçu Paulista 30ºC - 17ºC veja mais

Ex-ministro Aldo Rebelo lança livro em Paraguaçu Paulista

06/12/2021 - Obra “O Quinto Movimento” trata da centralidade da Questão Nacional


Ex-ministro Aldo Rebelo lança livro em Paraguaçu Paulista

O ex-ministro Aldo Rebelo lançou neste domingo, dia 5, em Paraguaçu Paulista/SP, a obra “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”, pela Jornal JÁ Editora, com apoio do Instituto José Bonifácio.

O lançamento aconteceu na Associação dos Funcionários da Cocal e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o empresário Carlos Ubiratan Garms, a ex-prefeita Almira Garms, os vereadores Derly Silva, Ricardo Rio, Vilma Bertho, Delmira de Moraes Jerônimo, Juninho do Peg Pag Lima, Daniel Faustino, Junior Baptista e Vanes Generoso, além de convidados e amigos.

O livro, com 252 páginas, trata da centralidade da Questão Nacional a partir da necessidade de uma reflexão sobre o Quinto Movimento como iniciativa à retomada da construção do Brasil pós-pandemia, posterior a quatro grandes movimentos históricos.

 “Não é um trabalho acadêmico, mas sim uma coletânea de ensaios; um roteiro de debates sobre o Brasil: a história, sua formação e discussões sobre o Quinto Movimento”, afirma o autor.

Aldo destaca ainda a importância de abordar a centralidade da Questão Nacional considerando a impreterível retomada do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, social, combinados com a projeção de poder diplomático e militar em harmonia com as legítimas aspirações nacionais.

De acordo com Aldo Rebelo, o país vive um período de desorientação e imobilismo sobre os rumos do país, onde se faz necessária a união dos brasileiros em torno de três grandes causas: a do desenvolvimento do Brasil, da redução das desigualdades e a manutenção do país em certos padrões de democracia.

 “É preciso rever o Brasil como ativo, como patrimônio natural, humano, protagonista da política, da economia e da vida, no cenário das nações. Desta forma, podendo se apresentar ao mundo com um novo posicionamento ambiental, humanista, transformador, seguro, acolhedor, equilibrado social e economicamente, por meio da união de forças heterogêneas. Um país efetivamente independente e acima de tudo inovador”, reforça.

Para se alcançar este cenário, Rebelo explica no livro que, dentre outros aspectos, faz se urgente uma coesão nacional e social incompatíveis com a desorientação atual de grupos de “direita” e de “esquerda”.

 “A centralidade da Questão Nacional e o Quinto Movimento se confrontam com o cosmopolitismo de ‘direita’ e de ‘esquerda’ e a ele contrapõem a união das forças heterogêneas, sociais, empresariais, intelectuais, políticas e culturais, da cidade e do campo, como alternativa para a retomada da construção do Brasil e do seu futuro.”

A obra “O quinto movimento: propostas para uma construção inacabada” é dividido em três momentos: A Origem das ideias, Os quatro movimentos que construíram o Brasil e o Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada.

Aldo Rebelo é jornalista e escritor e foi Ministro de Estado nas pastas da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais (2004-2005), do Esporte (2011-2014), da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) e da Defesa (2015-2016). Foi secretário da Casa Civil do governo de São Paulo (2018). Presidiu a Câmara dos Deputados (2005 a 2007), foi o relator e viajou o Brasil para implantar o Novo Código Florestal e foi deputado federal por seis mandatos pelo estado de São Paulo.

 

Redação TV Paraguaçu/ Com informações do Blog do Esmael e Trassos Assessoria/ Fotos: Rita Rebelo



MAIS NOTÍCIAS

1ª Festa da Tradicional Linguiça de Bressane será realizada no fim de semana

Evento contará com shows, praça de alimentação e competição gastronômica.

Justiça suspende cassação de vereadora em Paraguaçu Paulista

Defesa alegou que algumas provas consideradas importantes não foram observadas no processo

De redutores de velocidade a banheiros em praças: confira indicações dos vereadores de Paraguaçu

Indicações com demandas da comunidade são enviadas ao prefeito.

Visitante tenta entrar com droga na Penitenciária de Paraguaçu Paulista

Mulher levava 181 gramas de maconha e foi flagrada pelo scanner corporal.

Desfile de 7 de Setembro contará com mais de 50 participações na Avenida Paraguaçu

Prefeitura preparou pontos de hidratação na Praça da Matriz e na Fonte Luminosa, além de sanitários

Vereadores fazem 29 requerimentos com questionamentos ao Prefeito Antian

Documentos foram aprovados na última Sessão Oridnária, realizada segunda-feira, dia 1º.

PAT de Paraguaçu Paulista divulga vagas de emprego para chefe de serviço de limpeza e empacotador

Os interessados devem comparecer ao PAT munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho

Boletim aponta que Paraguaçu Paulista registrou 456 casos e um óbito por dengue em 2025

Saúde destaca a importância da vigilância contínua para combater o mosquito transmissor

ANUNCIE DIVULGUE