Segunda-Feira, 22 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 13ºC veja mais

Mais de 14 milhões estão com segunda dose da vacina atrasada

05/11/2021 - Dados são de estudo da Fiocruz Bahia


Mais de 14 milhões estão com segunda dose da vacina atrasada

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra covid-19 em atraso de mais de 15 dias. A informação foi divulgada hoje (4) no segundo Boletim VigVac, produzido pela Fiocruz Bahia, com base em dados até 25 de outubro.

Os pesquisadores ressaltam que o número de pessoas com a dose em atraso de mais de 15 dias duplicou, entre 25 de setembro e 25 de outubro, saltando de cerca de 7 milhões para 14.097.777. Cerca de metade dos atrasados já deveria ter tomado a segunda dose há mais de 30 dias e 14% deles já perderam o prazo há mais de 90 dias.

A análise levou em conta apenas atrasos de mais de 15 dias por considerar o tempo de entrada das informações na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e por entender que um tempo curto de atraso pode ocorrer por motivos de dificuldade de agendamento e indisponibilidade das pessoas para se vacinarem. Além disso, os pesquisadores ponderam que o risco individual não é elevado em um intervalo relativamente curto de demora na conclusão do esquema vacinal. 

Entre as vacinas utilizadas no Brasil, AstraZeneca, Coronavac e Pfizer requerem a aplicação da segunda dose para que a imunização seja considerada completa. O número de atrasos para a AstraZeneca é de 6.739.561; Coronavac, 4.800.920; e Pfizer, 2.557.296. Os dados do atraso na segunda dose podem ser consultados em um painel mantido pela Fiocruz Bahia.

Motivos

Os pesquisadores alertam que o atraso diagnosticado no sistema de informações do Ministério da Saúde pode ser justificado por diferentes razões, como a própria demora em buscar a segunda dose, a lentidão para registro na base de dados, o esgotamento e a sobrecarga das equipes de gestão, vigilância e atenção à saúde, a disseminação de notícias falsas sobre a imunização, a falta de estoque de reserva de imunizantes e mortalidade, dentre outros. 

Apesar dessa variedade de possibilidades, a pesquisa ressalta que os gestores de saúde devem fazer uma análise cuidadosa para identificar as causas mais prováveis do atraso em cada localidade. "Este diagnóstico será útil para orientar as ações de estímulo à população para completar o esquema vacinal", recomendam.

"É fundamental adotar estratégias para aumentar a adesão ao esquema vacinal completo, uma vez que os estudos sobre efetividade de vacinação têm demonstrado que a proteção contra infecção, hospitalização e morte é significativamente maior no grupo com esquema vacinal completo quando comparado com o grupo com apenas uma dose da vacina. Também foi mostrado que a proteção contra as novas variantes do Sars-CoV-2 é mais efetiva somente após duas doses da vacina."

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

Analfabetismo atinge principalmente a população idosa

Rebeca Atacarejo lança projeto de cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças

Iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Vivarejo e terá duração inicial de 18 meses.

Homem é preso em flagrante após esfaquear o irmão na nuca em Tupã

Vítima foi encontrada sentada na calçada e indicou imóvel onde o suspeito estava escondido

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

Ao menos 30% da população mundial têm algum tipo de alergia

Tático Ostensivo Rodoviário apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias em Florínea

A apreensão gerou ao crime um prejuízo estimado de R$ 850.000,00.

Polícia Ambiental fecha rinha de galo em Bauru e aplica multa de R$ 69 mil por maus-tratos

Médicos veterinários constataram mutilações, falta de água e de comida nos animais.

Inverno no interior de SP terá temperaturas acima da média e chuvas dentro do esperado, aponta Inmet

A estação mais fria do ano começou neste domingo, 21.

ANUNCIE DIVULGUE