Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Dia de Luta contra a LGBTfobia: Câmara rejeita projeto de autoria da vereadora Vanes Generoso

19/10/2021 - Foram 2 votos favoráveis e 10 contrários


Dia de Luta contra a LGBTfobia: Câmara rejeita projeto de autoria da vereadora Vanes Generoso

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores rejeitou por 2 votos favoráveis e 10 contrários projeto de lei de autoria da vereadora Vanes Generoso, que instituiria o dia de luta contra a LGBTfobia no calendário oficial do Município de Paraguaçu Paulista, que seria comemorado anualmente no dia 17 de maio. Desta forma, a matéria será arquivada.

O objetivo da instituição do “Dia de Luta contra a LGBTfobia” seria promover a conscientização, prevenção, orientação e combate ao preconceito por meio de ações de conscientização baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

De acordo com a justificativa do projeto, “LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans. A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada, e que deve ser combatida, para que se forme uma sociedade baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. A violência contra a população LGBT se expressa cotidianamente nas ruas, por meio dos insultos, piadas, agressão física e discriminação nos locais de estudo, moradia, trabalho e lazer”.

O dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. É nessa data que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças, passando a ser denominado homossexualidade.

Desde então, o dia 17 de maio é vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância, uma data voltada à conscientização.

“Infelizmente, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero. Caberia ao Poder Público realizar ações/debates contra a LGBTfobia, garantindo os direitos para a promoção da cidadania plena de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, disse a autora do projeto, vereadora Vanes.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta contra a LGBTfobia foi incluído no calendário oficial em 2010, pelo Decreto Federal de 4 de junho daquele ano. “Assim, instituir em nosso Calendário Oficial o Dia Municipal de luta contra a LGBTfobia, seria avançar no combate às opressões que atingem diretamente as pessoas LGBTs”, disse Vanes.

Confira o voto dos vereadores:

Favoráveis: Vanes Generoso e Marcelo Gregório

Contrários: Daniel Faustino, Fábio Santos, Graciane de Madureira, Juninho do Peg Pag Lima, Paulo Japonês, Professora Delmira, Professor Derly, Professor Rodrigo Andrade, Ricardo Rio e Vilma Bertho.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE