Segunda-Feira, 10 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 15ºC veja mais

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 8,69%

19/10/2021 - Previsão para crescimento da economia caiu para 5,01% em 2021


Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 8,69%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 8,59% para 8,69% neste ano. Trata-se da 28ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (18), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para 2022, a estimativa de inflação ficou em 4,18%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.

Em setembro, puxada pela energia elétrica e combustíveis, a inflação subiu 1,16%, a maior para o mês desde 1994, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o indicador acumula altas de 6,9% no ano e de 10,25% nos últimos 12 meses.

A previsão para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior de 5,25%. Para 2022 e 2023 as metas são 3,5% e 3,25%, respectivamente, com o mesmo intervalo de tolerância.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 6,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para a reunião no final deste mês, o Copom já sinalizou que pretende elevar a Selic em mais um ponto percentual.

As projeções do BC para a inflação também estão ligeiramente acima da meta para 2022 e ao redor da meta para 2023. Isso reforça a decisão da autarquia de manter a política contracionista de elevação dos juros.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 8,25% ao ano, mesma projeção da semana passada. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica suba para 8,75% ao ano. E para 2023 e 2024, a previsão é de Selic em 6,5% ao ano.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a recuperação da economia. Além disso, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

As instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 5,04% para 5,01%. Para 2022, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 1,5%. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2,1% e 2,5%, respectivamente.

A expectativa para a cotação do dólar se manteve em R$ 5,25 para o final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão é de que a moeda americana fique nesse mesmo patamar.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Vacinação contra a paralisia infantil segue até sexta-feira, dia 14, em Paraguaçu Paulista

A apresentação da carteirinha de vacinação é indispensável.

Quatá comemora 79 anos com carreta da alegria, shows e exposição de carros antigos

Toda a programação é gratuita.

1º Torneio Regional de Vôlei de Areia foi um sucesso em Paraguaçu Paulista

Duplas e quartetos nas modalidades Feminino e Masculino se enfrentaram durante o torneio

Prefeitura supera marca de 22 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico em Paraguaçu Paulista

Iniciativa contempla a recuperação de vias e trechos de vias públicas em todos os bairros

Piloto morre em queda de avião de pequeno porte em aeroclube de Bauru

Aeronave era usada em voos acrobáticos e, inclusive, participou de evento realizado no fim de semana

Homem morre atropelado enquanto prestava socorro a motociclista na SP-294 em Marília

Acidente foi registrado no final da tarde deste domingo (10).

Rodovias do centro-oeste paulista recebem quatro novos radares; veja locais

Equipamentos farão parte das rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225, 294) e Osni Mateus

Polícia prende indivíduo por tráfico de drogas em rodovia de Assis

A equipe policial localizou 02 malas no bagageiro com fundo falso, contendo 4,5 kg de cocaína.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE