Segunda-Feira, 25 de Outubro Paraguaçu Paulista 27ºC - 21ºC veja mais

Vereadora propõe instituir o Dia de Luta contra LGBTfobia em Paraguaçu Paulista

17/09/2021 - Vanes Generoso acredita que instituir debate é avançar no combate às opressões.


Vereadora propõe instituir o Dia de Luta contra LGBTfobia em Paraguaçu Paulista

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista o Projeto de Lei 49/2021, que institui o Dia de Luta contra a LGBTfobia no calendário oficial do município de Paraguaçu Paulista.

O projeto, que já recebeu parecer favorável da procuradoria jurídica da Câmara, agora deverá passar pelas comissões, antes de seguir para votação em plenário.

Segundo o PLO, o objetivo da instituição do “Dia de luta contra LGBTfobia” é promover a conscientização, prevenção, orientação e combate a LGBTfobia através de ações de conscientização baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Na justificativa do projeto, a vereadora autora destaca que LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans.

A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada, e que deve ser combatida, para que se forme uma sociedade baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A violência contra a população LGBT se expressa cotidianamente nas ruas, por meio dos insultos, piadas, agressão física e discriminação nos locais de estudo, moradia, trabalho e lazer.

O PLO destaca ainda que o dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. É nessa data que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças.

Desde então, o dia 17 de maio é vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância, uma data voltada à conscientização.

Infelizmente, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero.

“Cabe ao Poder Público realizar ações/debates contra a LGBTfobia, garantindo os direitos para a promoção da cidadania plena de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, justifica o PLO.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta contra a LGBTfobia foi incluído no calendário oficial em 2010, pelo Decreto Federal de 4 de junho daquele ano.

“Assim, instituir em nosso Calendário Oficial o Dia Municipal de luta contra a LGBTfobia, é avançar no combate às opressões que atingem diretamente as pessoas LGBTs”, destaca o projeto da vereadora Vanes.

 

Redação TV Paraguaçu/ Imagem: Arquivo Pessoal



MAIS NOTÍCIAS

Tempestade causa destelhamento de casas e quedas de árvores em Quatá

Imagens registradas pelos moradores mostram como o temporal causou destruição em diversos pontos

Mais de 12 mil raios atingiram a região durante tempestade

Ventos passaram de 60 km/h e causaram estragos em diversas cidades.

Equipes da Energisa seguem trabalhando para restabelecer estragos causados pelo temporal

Ventos de mais de 60 km/h e chuva intensa foram registrados em toda a região.

Sabesp orienta que população de Paraguaçu economize água até normalizar a situação

Interrupção no fornecimento de energia prejudicou também o abastecimento de água na cidade.

Defesa Civil faz o levantamento dos estragos causados pelo temporal em Paraguaçu

Quem teve danos em suas casas e precisa de ajuda deve ligar para o telefone 153.

Temporal deixa rastro de destruição em Paraguaçu Paulista

Árvores, placas e até fachadas de estabelecimentos comerciais foram derrubados pela forte chuva.

TV PARAGUAÇU NOTÍCIAS EDIÇÃO 263

Confira os destaques da edição que foi ao ar nesta sexta-feira, dia 21.

Sanduiche de linguiça no pão italiano

Crocante, delicioso, irresistível. Vem aprender essa receita com a gente!

ANUNCIE DIVULGUE