Segunda-Feira, 10 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 15ºC veja mais

Vereadora propõe instituir o Dia de Luta contra LGBTfobia em Paraguaçu Paulista

17/09/2021 - Vanes Generoso acredita que instituir debate é avançar no combate às opressões.


Vereadora propõe instituir o Dia de Luta contra LGBTfobia em Paraguaçu Paulista

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista o Projeto de Lei 49/2021, que institui o Dia de Luta contra a LGBTfobia no calendário oficial do município de Paraguaçu Paulista.

O projeto, que já recebeu parecer favorável da procuradoria jurídica da Câmara, agora deverá passar pelas comissões, antes de seguir para votação em plenário.

Segundo o PLO, o objetivo da instituição do “Dia de luta contra LGBTfobia” é promover a conscientização, prevenção, orientação e combate a LGBTfobia através de ações de conscientização baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Na justificativa do projeto, a vereadora autora destaca que LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans.

A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada, e que deve ser combatida, para que se forme uma sociedade baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A violência contra a população LGBT se expressa cotidianamente nas ruas, por meio dos insultos, piadas, agressão física e discriminação nos locais de estudo, moradia, trabalho e lazer.

O PLO destaca ainda que o dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. É nessa data que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças.

Desde então, o dia 17 de maio é vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância, uma data voltada à conscientização.

Infelizmente, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero.

“Cabe ao Poder Público realizar ações/debates contra a LGBTfobia, garantindo os direitos para a promoção da cidadania plena de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, justifica o PLO.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta contra a LGBTfobia foi incluído no calendário oficial em 2010, pelo Decreto Federal de 4 de junho daquele ano.

“Assim, instituir em nosso Calendário Oficial o Dia Municipal de luta contra a LGBTfobia, é avançar no combate às opressões que atingem diretamente as pessoas LGBTs”, destaca o projeto da vereadora Vanes.

 

Redação TV Paraguaçu/ Imagem: Arquivo Pessoal



MAIS NOTÍCIAS

Vacinação contra a paralisia infantil segue até sexta-feira, dia 14, em Paraguaçu Paulista

A apresentação da carteirinha de vacinação é indispensável.

Quatá comemora 79 anos com carreta da alegria, shows e exposição de carros antigos

Toda a programação é gratuita.

1º Torneio Regional de Vôlei de Areia foi um sucesso em Paraguaçu Paulista

Duplas e quartetos nas modalidades Feminino e Masculino se enfrentaram durante o torneio

Prefeitura supera marca de 22 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico em Paraguaçu Paulista

Iniciativa contempla a recuperação de vias e trechos de vias públicas em todos os bairros

Piloto morre em queda de avião de pequeno porte em aeroclube de Bauru

Aeronave era usada em voos acrobáticos e, inclusive, participou de evento realizado no fim de semana

Homem morre atropelado enquanto prestava socorro a motociclista na SP-294 em Marília

Acidente foi registrado no final da tarde deste domingo (10).

Rodovias do centro-oeste paulista recebem quatro novos radares; veja locais

Equipamentos farão parte das rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225, 294) e Osni Mateus

Polícia prende indivíduo por tráfico de drogas em rodovia de Assis

A equipe policial localizou 02 malas no bagageiro com fundo falso, contendo 4,5 kg de cocaína.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE