Segunda-Feira, 17 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 13ºC veja mais

MEC estuda criação da primeira universidade federal digital do país

17/09/2021 - O objetivo é ampliar o acesso à rede pública federal de ensino


MEC estuda criação da primeira universidade federal digital do país

O Ministério da Educação (MEC) planeja criar uma universidade federal digital para, segundo o ministro Milton Ribeiro, ampliar o acesso dos estudantes de todo o país à rede pública federal de ensino.

“Queremos criar a primeira universidade federal digital no país e ampliar o acesso a todos”, disse o ministro ao participar, hoje (16), de audiência pública na Comissão de Educação do Senado.

Um documento preliminar do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de maio deste ano, cita a avaliação de viabilidade da iniciativa entre as metas da Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC) para promover a educação à distância nas instituições federais de ensino superior por meio do programa Reuni Digital.

Hoje, no Senado, o ministro Milton Ribeiro disse que a iniciativa segue o modelo já implementado por outros países e respeita as diretrizes, metas e estratégias definidas no Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com o ministro, o uso das modernas tecnologias de informação podem baratear os custos do ensino de qualidade.

“É isso que temos visto em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta. Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores, eu posso atingir a milhões de alunos no país todo, obedecendo às premissas do PNE”, disse o ministro.

O ministro lembrou que, nos últimos anos, o orçamento das universidades federais foi impactado pela crise econômica e, principalmente, pela pandemia da covid-19.

“Quando falamos em diminuição das verbas para as universidades federais, eu concordo plenamente. Vejo que, em um passado não tão distante, o orçamento do ensino federal era muito grande, muito maior do que o que temos hoje”, disse Ribeiro

“Vale dizer que vivemos tempo de guerra, de pandemia”, acrescentou o ministro, enfatizando que, na proposta orçamentária para 2022, o ministério pede ao Congresso Nacional que autorize um aumento de recursos para a pasta.

“A proposta que o Parlamento vai apreciar fala em um aumento mínimo de cerca de 17% para as universidades federais, e de 28% para os institutos federais. Por que isso? Porque temos 69 universidades federais com 281 campi. E 38 institutos, Cetecs [centros educacionais técnicos], além do Dom Pedro II. E esses, juntos, somam 670 campi. Então, além da visão política de dar mais oportunidade à [formação] de mão de obra técnica, o número de campi [do segundo grupo] é muito maior”, comentou Ribeiro.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Prefeitura entrega obras do DADETUR realizadas em Paraguaçu Paulista

A inauguração simbólica das obras aconteceu na quarta-feira, 12 de junho.

Morador da Vila Priant fatura R$1.500,00 no Giro da Sorte do Hiper Saúde

Ele adquiriu sua cartela com o Zé Pernambuco.

CCI promove sua tradicional Festa Junina com quadrilha e guloseimas

Evento contou com muita animação, com o baile, a quadrilha junina e guloseimais típicas.

Energisa Sul-Sudeste obtém financiamento de R$ 171 mi junto ao BNDES para melhoria do serviço

Projeto auxilia manutenção das operações e melhoria da qualidade do fornecimento de energia

Vereadores se reúnem nesta segunda-feira, 17 de junho, para mais uma Sessão Ordinária da Câmara

Na pauta estão 14 indicações e 13 requerimentos

Estudantes do Cene vão disputar a Final Estadual dos Jogos Escolares em Praia Grande/SP

Eles conquistaram a classificação na Fase Regional da disputa, ocorrida no dia 6 de junho, em Assis.

Unidos pela causa: empreendedor de Marília relata história de superação em socorro às vítimas do RS

Jean Garcia, em missão voluntária, se une às famílias atingidas pelas enchentes

Dupla é presa em Quatá com quase meia tonelada de maconha em caminhonete

Droga estava em fardos no porta-malas do veículo, que foi abordado em rodovia.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE