Sábado, 17 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 15ºC veja mais

Câmara aprova projeto para estágio remunerado na Prefeitura Municipal

07/11/2017 - Lei autoriza a administração pública municipal a conceder estágio remunerado a estudantes.


Câmara aprova projeto para estágio remunerado na Prefeitura Municipal

Aprovado por unanimidade em segundo turno na Sessão Ordinária de segunda-feira (6) projeto de lei complementar de autoria da prefeita Almira Garms, que dispõe sobre a concessão de estágio remunerado e revoga a Lei nº 2.440/2006.

A contratação de estagiários pela Prefeitura foi regulamentada pela Lei Municipal nº 2.440, promulgada em 21 de março de 2006. Desde então, esta norma municipal estabelecia as diretrizes sobre a contratação de estagiários e de agentes de integração mediante convênios, os benefícios a serem pagos aos estagiários, a duração da jornada de atividade, entre outras.

Em 25 de setembro de 2008, o Governo Federal promulgou a Lei Federal nº 11.788, que regulamentou todas as relações de estágio que envolvam estudantes matriculados em instituições de ensino formal, nos diferentes níveis. A referida lei federal estabeleceu as diretrizes sobre a concepção de estágio, quem pode ser estagiário, contratação, tipos de estágio, a oferta do campo de estágio, os responsáveis pelo estudante, como registrar o compromisso, os benefícios ao estagiário, além de outros aspectos.

Como não houve atualização da Lei Municipal nº 2.440/2006 ao disposto na Lei Federal nº 11.788/2008, a norma municipal se encontra defasada, carecendo ser alterada ou reformulada.  Assim sendo, é preciso atualizar a legislação municipal ao disposto na legislação federal que regula a matéria.

Dessa forma, este projeto regulamenta a concessão de estágio remunerado no âmbito do município, autorizando a administração pública direta e indireta municipal a conceder estágio remunerado a estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para a concessão de estágio remunerado deverão ser observadas algumas obrigações, dentre elas destacam-se a celebrar termo de compromisso com a instituição de ensino e o educando, a indicação de um servidor para orientar e supervisionar até 10 estagiários simultaneamente e a contratação em favor do estagiário de seguro contra acidentes pessoais.

A contratação dos estagiários, respeitando princípio da impessoalidade, dar-se-á exclusivamente por meio de processo seletivo, através de provas objetivas, de caráter classificatório, aplicadas por órgão competente. O estagiário receberá uma bolsa calculada de acordo com o número de horas do estágio, e também auxílio transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.

De acordo com a justificativa da prefeita, este projeto “tem como objetivo final preparar e desenvolver o estudante para o mercado de trabalho, propiciando a complementação do ensino e da aprendizagem”.

 

 

Leonardo Volcean – Assessoria de Imprensa da Câmara

www.camaraparaguacu.sp,gov.br



MAIS NOTÍCIAS

Daniel Faustino recebe coordenador de Políticas Públicas para Juventude do Estado de SP

Eles visitaram escolas de ensino médio em Paraguaçu Paulista reforçando compromisso com a juventude

Energisa reforça uso dos canais oficiais de atendimento para evitar tentativas de golpes e fraudes

Empresa orienta clientes sobre conduta segura diante de abordagens por ligações e mensagens

Conta de luz mais cara no inverno? A Sunny Tecnologia tem a solução ideal para você economizar!

A Sunny Tecnologia fica na Rua Sete de Setembro, 1.879, na Vila Athaíde

Homem é preso suspeito de manter comércio ilegal de anabolizantes avaliados em R$ 700 mil

Comércio ilegal foi descoberto pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) em Jaú (SP

Brasil tem em 2023 o menor número de nascimentos em quase 50 anos

Quantidade de registros cai pelo quinto ano seguido

Policiais Militares fazem apreensão de drogas sintéticas em Assis

O indivíduo foi levado à delegacia, onde foi ouvido e liberado.

Vereadores se reúnem na segunda-feira, 19 de maio, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 20 requerimentos, 16 indicações, uma moção e um projeto de lei.

Homem de 29 anos é preso por trafico de drogas em Cândido Mota

O indivíduo afirmou ser usuário e foi conduzido ao distrito policial, permanecendo preso.

ANUNCIE DIVULGUE