Sábado, 20 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Elzinha Pacheco é homenageada na Câmara por sua trajetória de sucesso no basquete

06/07/2021 - Ela recebeu uma moção do vereador Daniel Faustino por ter feito história na modalidade esportiva.


Elzinha Pacheco é homenageada na Câmara por sua trajetória de sucesso no basquete

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza Elzinha Pacheco, pela trajetória como atleta paraguaçuense que fez história no basquetebol.

Elzinha Arnelas Pacheco é filha de Hélio Silva Pacheco e Elza Arnelas Pacheco. Iniciou sua vida escolar no Grupão e depois no Colégio Paraguaçu, que tinha na direção o Prof. Célio Rodrigues Siqueira. Muito dedicada à família, aos seus irmãos Célia Maria, Elsy, Marsy, Keila, Helinho e Rose, bem como aos sobrinhos e sobrinhos-netos.

Elzinha iniciou a sua vida no esporte ainda muito nova, na infância. Aos 10 anos de idade participou da seletiva que foi feita no prédio que hoje é o Ginásio Padilha, sendo uma das escolhidas. Começou a jogar por Paraguaçu, e na seleção de basquete de nossa cidade participou de Jogos Regionais e Estaduais.

Amigos foram até a Câmara prestigiar a homenagem (Foto: Keila Pacheco)

Também jogava tênis de campo, fazendo dupla com Marilurdes Bachi Varrone, chegando a disputar os jogos regionais. Nessa modalidade, tornou-se a 3ª Classe de tênis de campo do estado de São Paulo.

Mas a paixão pelo basquete sempre foi maior, e aos 13 anos Elzinha ingressou eu uma das maiores equipes de basquete do Brasil. Ao participar de uma preliminar do grande XV de Novembro masculino, que veio jogar em Assis, foi vista jogando e indicada para o time feminino. Naquela época o alicerce do basquete feminino nacional era Piracicaba.

Elzinha ingressou no basquetebol profissional aos 13 anos, na equipe do XV de Novembro de Piracicaba, jogando como armadora. Também chegou a jogar pelo São Caetano. Em 1967 foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira, onde jogou por vinte anos, sempre como armadora.

Com o Brasil disputou o Mundial de 1971, conquistando a medalha de bronze e duas edições dos Jogos Pan-americanos, os de Winnipeg em 1967 e de Cali em 1971. Nos jogos de Cali, foi selecionada como uma das cinco melhores atletas. Coroando sua carreira de esportista, Elzinha Pacheco foi, assim como outros grandes nomes do esporte paraguaçuense, uma das condutoras da Tocha Olímpica no revezamento que passou por nossa cidade em 2016, a caminho dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Após deixar as quadras, formada em Pedagogia e Educação Física, Elzinha lecionou em escolas estaduais e particulares, participando de vários cursos relacionados com a Educação, no Brasil, Chile e Estados Unidos. Como palestrante, viajou por muitos estados do país. De volta à sua terra natal, ocupou, no período de 2017 a 2020, o cargo de Diretora do Departamento de Educação, Esportes e Cultura, onde pode se dedicar e compartilhar suas experiências e conhecimentos com a nossa população.

“Assim, pela trajetória de Elzinha Pacheco como atleta paraguaçuense que fez história no basquetebol feminino e elevou o nome de nossa cidade no cenário esportivo nacional e mundial, reconhecendo o significado de trajetória tão importante, é que apresentamos esta Moção de Congratulações”, disse o autor, vereador Daniel Faustino.

Elzinha juntamente com os vereadores (Foto: Leonardo Volcean)

 

Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara

www.paraguacupaulista.sp.leg.br



MAIS NOTÍCIAS

Clínica de Olhos Dr. Bassam: tecnologia oftalmológica no interior de São Paulo

Conheça o parque tecnológico e a importância dos exames oculares para a sua saúde

Casos & Causos: Conheça a trajetória de Fátima Salum, professora, escritora e pesquisadora

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

ANUNCIE DIVULGUE