Sábado, 23 de Agosto Paraguaçu Paulista 32ºC - 17ºC veja mais

Pessoas que tiveram dengue são propensas a ter sintomas da covid-19

24/05/2021 - Conclusão é de um estudo feito por pesquisadores brasileiros


Pessoas que tiveram dengue são propensas a ter sintomas da covid-19

Estudo feito por pesquisadores brasileiros mostrou que pessoas que tiveram dengue têm mais propensão a desenvolverem sintomas da covid-19, caso sejam contaminadas pela doença. A pesquisa, divulgada no último dia 6, é baseada na análise de amostras sanguíneas de 1.285 moradores da cidade de Mâncio Lima (AC), na região amazônica. 

O trabalho, coordenado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Urbano Ferreira, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp), foi publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

“Relatamos um risco aumentado de covid-19 clinicamente aparente entre as pessoas da região amazônica com infecção prévia por dengue, com importantes implicações para a saúde pública”, diz a conclusão da pesquisa publicada.

As amostras de sangue utilizadas no estudo foram coletadas em dois momentos e comparadas: em novembro de 2019 e novembro de 2020. O material foi submetido a testes capazes de detectar anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue e também contra o novo coronavírus.

“Por meio de análises estatísticas, concluímos que a infecção prévia pelo vírus da dengue não altera o risco de um indivíduo ser contaminado pelo SARS-CoV-2. Por outro lado, ficou claro que quem teve dengue no passado apresentou mais chance de ter sintomas uma vez infectado pelo novo coronavírus”, disse à Agência Fapesp, Vanessa Nicolete, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e uma das autoras do artigo.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Fechamento de Mês no Magazine Luiza com ofertas em até 21x sem juros no cartão Luiza

Ofertas imperdíveis nesta sexta e sábado!

Bora acender a churrasqueira? Confira as Super Ofertas no Açougue do Hermes!

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1.173. Se preferir, peça pelo fone: 3361-3227

Alta em vendas e locações de imóveis é registrada na região de Paraguaçu Paulista em julho

Foram consultadas 70 imobiliárias de cidades da região, como Assis, Paraguaçu, Maracaí e Echaporã

Homem é preso após ser pego com mais de R$ 200 mil em medicamentos sem nota fiscal no interior de SP

Ocorrência foi registrada na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), em Pongaí (SP).

Mulher morre ao capotar carro durante tentativa de ultrapassagem em Lupércio

O veículo bateu na lateral do caminhão e capotou.

Duas pessoas morrem em acidente entre carro, ônibus e caminhão na SP-261 em Macatuba

Criança que estava no carro teve fratura no fêmur e foi levada para a Santa Casa de Pederneiras (SP)

Atleta de Paraguaçu conquista a etapa do ITF - Beach Tennis World Tour BT-10 de São Sebastião

Enzo Yudi Hazi Freitas, de apenas 16 anos, deverá subir alguns degraus no ranking mundial.

DER-SP amplia autuações por evasão de pedágio em rodovias na região de Paraguaçu Paulista

Monitoramento eletrônico e operação conjunta elevam efetividade das ações contra a prática ilegal na

ANUNCIE DIVULGUE