Sexta-Feira, 29 de Março Paraguaçu Paulista 30ºC - 18ºC veja mais

Autoleitura permite que paraguaçuenses acompanhem o próprio consumo de energia elétrica

14/05/2021 - Energisa oferece opção da autoleitura por meio dos canais digitais de atendimento


Autoleitura permite que paraguaçuenses acompanhem o próprio consumo de energia elétrica

Quem acompanha regularmente a conta de energia, em algum momento deve ter passado pela situação de "fatura pela média". Ela é permitida quando há impedimento para a leitura convencional feita pelo profissional da distribuidora de energia elétrica. Ou seja, quando na data da leitura ocorrem situações que impossibilitam o leiturista de acessar o medidor/relógio para verificar os números referentes ao consumo no local. Embora a fatura pela média seja autorizada, a Energisa Sul-Sudeste recomenda a prática da autoleitura, que permite ao cliente acompanhar o próprio consumo de energia elétrica e informá-lo à companhia por meio dos canais de atendimento.  

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, explica que a fatura pela média é emitida quando não é possível acessar o padrão de energia por vários motivos, como equipamento instalado no interior do terreno, portão do imóvel fechado, ausência de pessoas para liberar o acesso, imóveis desocupados, cães soltos, que podem colocar em risco a segurança do funcionário responsável pela leitura, entre outros.  

Nesses casos, o sistema emite automaticamente o faturamento pela média do consumo dos últimos 12 meses. Tal medida é regulamentada por uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vale para unidades consumidoras das áreas urbanas e rurais. 

"No caso dos clientes da área rural, a resolução da Aneel permite a visita do leiturista a cada três meses. Mesmo assim, a Energisa Sul-Sudeste recomenda que esses clientes adotem a prática da autoleitura, registrando o número descrito no medidor/relógio e informando diretamente à empresa. Com essa facilidade, é possível acompanhar a evolução do consumo de energia elétrica e até se programar para controlar os gastos da unidade consumidora", orienta Dalessandro. 

Como fazer a autoleitura? 

Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia.  

"Para que o procedimento seja efetivamente cadastrado na Energisa, é importante fazer a leitura no dia certo, observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia para evitar erros na emissão da fatura", ressalta o gerente de Serviços Comerciais. 

A informação coletada no medidor pode ser enviada à distribuidora por meio do aplicativo Energisa On, Call Center (0800 70 10 326) ou site www.energisa.com.br. Os serviços referentes à autoleitura também são feitos nas agências de atendimento presencial. Porém, em virtude da pandemia, a orientação é que, se possível, o cliente priorize os canais digitais da Energisa. 

Autoleitura deve ser feita até três dias antes da próxima leitura, indicada na conta de energia.

Canais digitais 

Para realizar a autoleitura pelo Energisa On, é necessário acessar o aplicativo com os seus dados, escolher a opção "Serviços", e depois o ícone "Informar leitura". 

Já para quem optar pelos serviços no site www.energisa.com.br, basta se cadastrar na Agência Virtual, clicar em "Sua Fatura" e depois "Informar leitura".  

 

Assessoria



MAIS NOTÍCIAS

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 1º de abril, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão nove indicações, 12 requerimentos e três moções.

Coleta de lixo NÃO será realizada nesta Sexta-Feira Santa

Serviço é retomado no sábado, dia 30, conforme o cronograma normal.

Paraguaçu Paulista tem mais de 160 casos positivos de dengue em 2024

Segundo o último boletim, até o momento 834 pessoas foram notificadas

Gigante Vermelho 2024 terá shows de Henrique & Juliano e Zé Neto & Cristiano

Festa acontece de 8 a 11 de agosto.

Motorista desobedece sinal de parada e abandona carro com meia tonelada de maconha em Regente Feijó

Polícia Rodoviária suspeitou do veículo que transitava na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Ourinhos decreta situação de emergência após prejuízos por conta da falta de chuva

Produtores rurais poderão ter apoio para resolver os prejuízos.

Criança morre após ingerir soda cáustica em São Manuel

Elisa da Silva Marques, de apenas 3 anos, confundiu o produto com algum outro líquido e bebeu.

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE