Sexta-Feira, 26 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 19ºC veja mais

Procura por vacina da gripe aumenta, mas cobertura é pequena nos públicos iniciais

14/05/2021 - Meta é imunizar pelo menos 90% dos públicos da campanha.


Procura por vacina da gripe aumenta, mas cobertura é pequena nos públicos iniciais

A adesão à campanha de imunização contra a gripe apresentou leve melhora desde a última semana, mas a cobertura vacinal ainda está abaixo de 40% entre os trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias).

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo segue convocando estes públicos para garantirem sua dose de proteção contra o vírus Influenza, além de incentivar a imunização dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada de ensino, inseridos na segunda etapa da campanha, que começou nesta semana.

A primeira etapa começou no dia 12 de abril, totalizando 5,5 milhões de pessoas. Desse total, somente 1,8 milhão aderiram à campanha até o momento, somando 1,2 milhões crianças (36,9% de cobertura vacinal), 144,4 mil gestantes (33%), 420,6 mil profissionais da saúde (27,1%) e 26,7 mil puérperas (37,2%). Também foram vacinados 4,5 mil indígenas (77,6%). 

Estes grupos podem continuar comparecendo aos postos mesmo com o início da segunda etapa, desde na terça-feira (11). Agora, o foco são os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores, que somam mais 7,8 milhões de pessoas.

“Contamos com a tradicional participação dos nossos idosos e também dos professores para que se protejam contra o vírus Influenza. Também lembramos aos trabalhadores da Saúde a importância de que deem o exemplo e se vacinem. Reiteramos o apelo às famílias para que levem as crianças e as mães aos postos”, diz a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araújo.

Visando reduzir aglomerações para reforçar a prevenção à COVID-19, o cronograma da campanha foi dividido em três etapas que se estenderão até 9 de julho.

A terceira e última começa em 9 de junho, alcançando 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.

O Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses da para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

“A gripe e a COVID-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no Estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, complementa Araujo.

COVID-19

Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.

Se houver interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra COVID-19.

Respeitando os protocolos de prevenção, as salas de vacinação deverão manter organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos.

A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra COVID-19.

Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral, e neste caso a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico.

Fonte: Governo de SP

 



MAIS NOTÍCIAS

Adolescente é suspeito de compartilhar fotos íntimas da irmã de 6 anos na internet na região

Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do jovem de 17 anos em São Manuel

Mesmo com mortes por dengue, região de Paraguaçu fica de fora da lista para receber vacinas

Ao todo, 49 mortes por dengue já foram registradas na região, segundo o Painel de Monitoramento

Associação Comercial divulga vaga de emprego de açougueiro para empresa associada

Os candidatos devem entregar seus currículos na Associação Comercial até o dia 02/05/2024.

Câmara aprova a restruturação do Conselho Municipal de Turismo de Paraguaçu Paulista

Sessão Extraordinária aconteceu nesta quinta-feira (25)

Professoras paraguaçuenses lançam primeiro livro de poesia nesta sexta-feira, dia 26

O lançamento será às 19h30 no CPP – Centro do Professorado Paulista

ASP comemora 20 anos com grande festa no dia 1º de maio

Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (18) 99708-6099.

Onça-parda morre após ser atropelada por van escolar na Rodovia Homero Severo Lins, em Rancharia

Segundo a Polícia Ambiental, o felino era uma fêmea jovem com 1,2 metro de comprimento.

Três adolescentes são atropeladas enquanto andavam em uma única bicicleta, em Rancharia

Uma das vítimas, de 13 anos, foi encaminhada para o HR de Presidente Prudente em estado grave.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE