Sábado, 03 de Maio Paraguaçu Paulista 29ºC - 16ºC veja mais

Senado aprova caráter permanente do Pronampe

12/05/2021 - Programa concede crédito a empresas de pequeno porte


Senado aprova caráter permanente do Pronampe

O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o caráter permanente do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O Pronampe foi criado em maio do ano passado para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia de covid-19. O projeto vai à sanção presidencial.

O texto aprovado hoje prevê que os recursos reservados ao programa sejam usados de forma permanente para a tomada de crédito das empresas de pequeno porte. Segundo o autor da lei que criou o Pronampe e também deste projeto de lei, senador Jorginho Mello (PL-SC), o caráter permanente do programa já estava previsto na lei aprovada no ano passado, e o PL 5.575 apenas regulamenta como isso deverá ser feito.

“Ô Pronampe inova ao prover garantias aos pequenos negócios e atrair instituições financeiras a ofertarem crédito a esse segmento. O programa foi um grande sucesso em 2020, tendo esgotado todos os recursos disponíveis rapidamente. Na realidade, faltaram recursos para os pequenos negócios”, afirmou a relatora, Kátia Abreu (PP-TO), em seu parecer. Para a senadora, a demanda é significativa a ponto de os recursos reservados ao programa não deixarem de ser emprestados.

O projeto havia sido aprovado no Senado e sofreu alterações na Câmara dos Deputados, voltando à Casa de origem para uma última análise. Algumas das alterações foram acatadas por Kátia Abreu. Dentre elas, uma regra que determina a devolução dos recursos não utilizados ao Tesouro Nacional e a modificação do prazo de prorrogação do período de carência de 180 dias, para prever a postergação do pagamento de parcelas vencidas e vincendas por 365 dias, conforme solicitação do mutuário.

A relatora também acatou a mudança que reserva de 20% do montante do Fundo de Garantia de Operações (FGO) para empresas que participam do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), desde que também se enquadrem nos critérios do Pronampe.

Nem todas as mudanças promovidas na Câmara foram aceitas. Não foi acatada, por exemplo, a possibilidade de o Poder Executivo diluir, sem autorização do Congresso Nacional, os recursos reservados às empresas do Perse para outros setores. Também saiu do texto final a prorrogação por um ano, a partir de 31 de dezembro de 2021, do prazo para concessão de empréstimos cuja fonte sejam créditos extraordinários.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Pardal toma posse como novo presidente do Paraguaçu Tênis Clube

A nova diretoria do PTC assumiu o mandato a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio.

Funcionário é agredido por menores em casa de acolhimento no interior de SP

Cuidadores relataram que clima de violência é frequentes na unidade, em Tupã

Homem de 23 anos é preso em Assis por tráfico de drogas

Policiais foram informados de que ele armazenava drogas em sua residência.

Três ficam feridos após carro capotar e se arrastar com as rodas para cima por 56 metros em Florínea

Segundo informações da Artesp, o acidente foi na Rodovia Miguel Jubran (SP-333)

Tarifas de pedágio da BR-153 são reajustadas no interior de SP; confira os valores

Novas tarifas passam a valer na madrugada do sábado nas praças de pedágio

Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

A vítima é uma criança, de dois anos, que está internada em hospital de Marília.

Paraguaçu Paulista realizará vacinação contra raiva para cães e gatos na próxima sexta-feira, dia 9

Vacinação acontecerá em frente ao Colégio Paraguaçu.

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos positivos de dengue em Paraguaçu Paulista

Em uma semana, os casos subiram de 152 para 188

ANUNCIE DIVULGUE