Prefeitura de Paraguaçu faz pesquisa sobre volta às aulas presenciais
11/05/2021 - Por meio de consulta pública, a pesquisa quer saber a opinião de pais e responsáveis

Com o avanço da vacinação, a tendência é que as restrições impostas pelo isolamento social necessário durante toda a pandemia sejam diminuídas e, aos poucos e com muitos cuidados, a situação volte ao chamado “novo normal”.
Assim deve acontecer também com as escolas. Pelo menos é o que sinaliza a prefeitura municipal de Paraguaçu Paulista que encomendou e está realizando, por meio da internet, uma pesquisa junto à população sobre a possibilidade da volta das aulas presenciais na rede escolar.
Por meio de consulta pública, a pesquisa quer saber a opinião de pais e responsáveis sobre uma possível volta das aulas presenciais em Paraguaçu Paulista. Para participar da pesquisa basta acessar e preencher o formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfV1KBQZnGsLXEJsreB8dx4qkAjWfWL_0hixGqqA9yVbHMCdA/viewform. Cada participante pode acessar e responder quantas vezes quiser, visto que não há, na pesquisa, controle de participação individual.
Na pesquisa, os participantes respondem perguntas como: você enviaria seu filho à escola? Qual segmento educacional deveria retornar primeiro? Qual o melhor momento para o retorno das aulas presenciais? A família tem dificuldade em ajudar o aluno nas tarefas em casa? A família tem acesso à internet?
Para todas as perguntas existem alternativas múltiplas para a escolha de uma resposta. As duas últimas perguntas se apresentam como inúteis nessa situação, pois a ajuda dos alunos com a lição deve ser permanente, com dificuldades ou não, tanto à distância como presencial. E no caso de acesso à internet, fica a dúvida de como será que uma família sem acesso à internet responderia essa e as demais questões, já que a pesquisa é pela internet. São dúvidas levantadas por alguns pais que participaram da pesquisa.
O questionário, que demonstra certa intenção de retorno das aulas presenciais, acontece justamente no período onde a cidade de Paraguaçu Paulista enfrenta o seu pior período de contaminação pela Coronavírus, com 2557 casos confirmados, com 6 internados em UTI, 40 ainda suspeitos, 68 em isolamento e 67 óbitos por Covid-19. A ocupação da UTI da Santa Casa está em 100%, conforme boletim da prefeitura em 10 de maio. Esses são os números mais altos registrados na cidade desde 2020, início da pandemia.
Com o avanço da vacinação e também do número de casos e mortes na cidade, prefeitura de Paraguaçu faz pesquisa sobre volta presencial das aulas.
Fonte e foto: Trassos Comunicação