Quinta-Feira, 18 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Sputnik V: Anvisa rejeita pedido de estados para aquisição da vacina contra a COVID

06/05/2021 - Ao barrar o imunizante, diretores alegam falta de dados técnicos


Sputnik V: Anvisa rejeita pedido de estados para aquisição da vacina contra a COVID

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse nesta quarta-feira (5), por meio de nota, que tem atuado com “ética e respeito” com todas as empresas que pretendem ter vacinas contra a covid-19 autorizadas no Brasil. A manifestação da agência reguladora ocorre em meio a troca de acusações com representantes da vacina Sputnik V, após a rejeição do pedido de nove estados para a aquisição da vacina, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Ao barrar a entrada do imunizante, os diretores da Anvisa alegaram faltar dados técnicos e pendências na documentação apresentada pelo fabricante para verificar se a vacina é segura e eficaz e que, dessa forma, pode trazer riscos à saúde. De acordo com a agência, cabe ao desenvolvedor da vacina responder de maneira satisfatória aos questionamentos apontados pelo órgão regulador.

“A Anvisa já aprovou outras cinco vacinas e a autorização do processo da vacina Sputnik V depende do desenvolvedor, ou seja, os estudos devem ser apresentados e as dúvidas referentes às questões exaustivamente já apontadas devem ser esclarecidas e resolvidas. A transparência, o debate técnico qualificado e os dados técnicos podem comprovar a segurança, a eficácia e a qualidade de um produto que pode salvar milhares de vidas”, diz a nota.

Segundo a agência, a análise da vacina "não abandonou os preceitos básicos da conduta técnica" para a aprovação das vacinas e que o rigor técnico é aplicado nas reuniões e trocas de informações, mas que “não falta respeito pelos países e suas autoridades e nem pelo desenvolvimento científico”.

“A Anvisa não está acima das críticas, mas são inadmissíveis os ataques à autoridade sanitária do Brasil e aos seus servidores públicos, que vêm atuando conforme a missão de servir ao Estado brasileiro e de promover a proteção da saúde da população”, diz a nota.

O pedido de importação de 66 milhões de doses do imunizante foi negado no dia 26 de abril. A Anvisa apontou uma série de problemas, entre eles, a presença ou não de adenovírus com capacidade de replicação no corpo dos pacientes que receberem doses da vacina.

No dia 29 de abril, a conta oficial dos responsáveis pela vacina no Twitter comunicou a intenção de judicializar a análise feita pela agência brasileira. “Após a admissão do regulador brasileiro Anvisa de que não testou a vacina Sputnik V, a Sputnik V está iniciando um processo judicial de difamação no Brasil contra a Anvisa por espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente”, disse a mensagem.

No mesmo dia, a Anvisa disse que a detecção de adenovírus replicante ocorreu no produto acabado, e não em fases intermediárias da fabricação. O índice de presença teria sido 300 vezes superior ao maior limite permitido por uma autoridade sanitária, no caso a dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

Em sua conta no Twitter, a equipe responsável pela vacina Sputnik V interpretou o pronunciamento da agência como uma admissão de não ter encontrado presença de adenovírus replicante no imunizante, mas que estava preocupada com o limite regulatório teórico russo para esse parâmetro.

Nesta quarta-feira, a agência disse que o tem exigido são “questões básicas” para uma vacina e listou como exemplo o relatório técnico ou dados de toxicologia (por exemplo, estudos capazes de comprovar que a vacina não tem toxicidade para os órgãos reprodutivos e para o feto); dados de segurança por faixa etária e segurança, para aplicação da vacina em pessoas idosas e para as pessoas que já tiveram a covid-19 e de dados sobre as respostas imunes induzidas pela vacina.

A Anvisa também citou entre os documentos a necessidade de apresentação de relatórios de validação; estudos comparativos capazes de garantir que a produção do lote comercial é semelhante com o lote de 5 litros dos estudos clínicos; dados sobre o controle de vírus adventícios, impurezas, contaminantes e adenovírus replicantes.

A Anvisa disse ainda que esses requisitos foram cumpridos pelos demais laboratórios de vacinas contra a covid-19, aprovadas pela Anvisa e por outras autoridades e que o principal motivo da decisão para não autorizar a importação foi a falta de informações sobre a segurança, a qualidade e a eficácia do imunizante.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Mãe de menino que aparece em vídeo de criança furtando moto o levou à delegacia após ver imagens

Caso aconteceu no último sábado, em Paraguaçu Paulista.

Pit bull solto na rua ataca idosa e cão de estimação durante passeio em Bauru

Para conter o ataque, o tutor deu vários socos na cabeça do animal.

Mulher é presa suspeita de matar namorado e atear fogo em carro com corpo dentro no interior de SP

Corpo da vítima foi encontrado carbonizado no banco do motorista, em Mineiros do Tietê.

Caminhoneiro morre após colisão traseira na Rodovia Castello Branco no interior de SP

Vítima viajava no sentido capital-interior, quando atingiu a traseira de outro veículo.

Motorista, gerente, sobrinha: o que dizem depoimentos sobre o caso do idoso levado morto ao banco

Mulher foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial.

São Paulo vai usar IA para elaborar aulas digitais da rede pública

Governador disse que ferramenta não irá substituir professor.

PAT tem oportunidade de emprego para Auxiliar de Mecânica

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE