Segunda-Feira, 22 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 13ºC veja mais

Contas de luz ficam mais caras no mês de maio

04/05/2021 - Aneel aciona bandeira vermelha patamar 1 devido à diminuição nos níveis dos reservatórios.


Contas de luz ficam mais caras no mês de maio

A bandeira tarifária do mês de maio será vermelha e de patamar 1, segundo comunicado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O custo adicional será de R$4,169 para cada 100kWh consumidos.

O mês de abril marcou o fim do período de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com a agência.

A Aneel informa ainda que no mês de maio, iniciou-se o período seco, com os principais reservatórios apresentando diminuição em seus níveis nesta época do ano.

Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, aumentando os custos.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica.

Desde 2015, as contas de energia elétrica passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha. Elas indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

Cada modalidade apresenta as seguintes características:

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo

Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,01343 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos

Bandeira vermelha - Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04169 para cada quilowatt-hora kWh consumido

Bandeira vermelha - Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido

Com o acionamento da bandeira vermelha é importante reforçar aos consumidores ações relacionadas ao uso consciente e ao combate e ao desperdício de energia.

 

Fonte: Multiplix



MAIS NOTÍCIAS

Sicredi prepara novidades incríveis na agência de Paraguaçu Paulista

A agência da Sicredi celebra um ano de funcionamento na cidade, oferecendo inúmeros benefícios

Feijoada Solidária com Pagode em prol da Alana é sucesso em Paraguaçu Paulista

Alana é portadora de Deficiência Femoral Congênita Bilateral (Síndrome Facial-Femoral)

Santa Casa leva consultas oftalmológicas a escolas de Paraguaçu Paulista

A iniciativa vai levar os profissionais de saúde até as 24 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

Analfabetismo atinge principalmente a população idosa

Rebeca Atacarejo lança projeto de cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças

Iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Vivarejo e terá duração inicial de 18 meses.

Homem é preso em flagrante após esfaquear o irmão na nuca em Tupã

Vítima foi encontrada sentada na calçada e indicou imóvel onde o suspeito estava escondido

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

Ao menos 30% da população mundial têm algum tipo de alergia

ANUNCIE DIVULGUE