Terça-Feira, 01 de Julho Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Paraguaçu Paulista recebe oficina que possibilita empreender em casa

04/05/2021 - O projeto trabalha o artesanato como fonte de renda e tem o patrocínio da Cocal


Paraguaçu Paulista recebe oficina que possibilita empreender em casa

A população de Paraguaçu Paulista recebe oficinas de artesanatos naturais visando possibilitar uma forma de empreender a partir de suas casas. As aulas, patrocinadas pela Cocal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, estão sendo ministradas para cerca de 30 pessoas (jovens, adultos e a terceira idade), na Quadra de Esportes "Elzinha", que fica na Rua Siqueira Campos 129.

A artista plástica Jaqueline Oliveira Veloso é quem ministra as aulas, oferecendo uma imersão na vasta e diversa arte nativa brasileira, em especial a reutilização do bagaço de cana. Nas oficinas artesanais, os alunos aprendem a reutilizar materiais naturais e recicláveis, buscando trabalhar a sustentabilidade nos itens utilizados no dia a dia. Para isso, trabalham com itens locais para produção dos materiais na oficina.

Todas as atividades têm como foco o aprendizado e a geração de renda, para que os participantes possam transformar o que aprenderam em fonte de renda. Os temas abordados são: artesanato através do bagaço de cana, pintura natural, tecelagem manual, produção de tintas naturais, produção e mercado de biojóias, marchetaria e oficina de técnicas mistas. Cada oficina tem duas horas de duração e serão 12 encontros no total. Ao final das aulas ocorrerá uma exposição gratuita do material produzido pelos alunos.

Clara Aidar, idealizadora do projeto, explica que as aulas buscam associar técnicas artesanais à criação de produtos diferenciados e artísticos, com potencial de comercialização. “Essa ligação entre as artesanias manuais visa trazer uma diferenciação a cada trabalho produzido, uma vez que cada aluno faz escolhas distintas que expressam suas preferências e afinidades. Nesse sentido podemos dizer que cada trabalho confeccionado e posteriormente comercializado é único, singular e representativo”, enfatiza Aidar.

O projeto ‘Arte e Diversidade Brasileira’ é patrocinado pela Cocal, com recursos de incentivo proveniente da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a realização da MR2 Cultural e apoio da Prefeitura de Paraguaçu Paulista.

“A Cocal trabalha para promover o desenvolvimento econômico, cultural e socioambiental das regiões onde atua. Acreditamos que, por meio do apoio a programas e atividades educacionais, culturais e esportivas para crianças, adolescentes e também adultos, podemos ser agentes de mudanças e gerar um impacto social na vida da população”, afirma Fernando Romano, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Cocal.

Fonte: Assessoria Lune/ Fotos: Agência 20onze



MAIS NOTÍCIAS

Cia. Bambolina abre inscrições para Oficina de Teatro em Paraguaçu Paulista

As inscrições vão de 29 de junho a 11 de julho, e as vagas são limitadas.

Piscina Municipal reabre com água aquecida a 30°C e nova estrutura para os frequentadores

As melhorias incluíram a troca dos filtros, a modernização do sistema de aquecimento

Prefeitura lança programa com até 100% de desconto para quitação de dívidas tributárias

Os contribuintes poderão regularizar suas pendências com descontos nos juros e multas de mora

Câmara realiza audiência pública para discussão da LDO

Audiência foi realizada na tarde do último sábado (28).

Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira

O jovem que deixar de realizar o seu alistamento sofrerá as penalidades impostas pela lei

Homem é preso após jogar álcool na companheira em Marília

Vítima teve medida protetiva concedida após agressões

Durante Sessão Extraordinária, Câmara aprova projetos e rejeita veto do Prefeito

Sessão foi realizada na última sexta-feira, dia 27.

Idoso morre carbonizado em incêndio que pode ter começado por vela em Botucatu

Homem de 75 anos vivia com a irmã em casa no Bairro Rubião Júnior que pegou fogo na noite de sábado

ANUNCIE DIVULGUE