Domingo, 16 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 21ºC veja mais

Contran prorroga prazo para motoristas realizarem exame toxicológico

30/04/2021 - Medida vale para condutores habilitados nas categorias C, D e E


Contran prorroga prazo para motoristas realizarem exame toxicológico

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu prorrogar os prazos para a realização do exame toxicológico periódico para o condutor habilitado nas categorias C, D e E. A medida foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União (DOU), estabelecendo uma tabela com novos prazos, ao longo do ano de 2021, de acordo com a data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A nova Lei do Trânsito, que entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021, determina que todos os condutores dessas categorias com menos de 70 anos deverão ser submetidos a novo exame a cada período de dois anos e seis meses. O prazo começa a contar a partir da obtenção ou renovação da CNH.

Segundo a legislação, o motorista que conduzir veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido, incorrerá em infração gravíssima. A sanção para esses casos é de R$1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

A deliberação do Contran diz que os motoristas que exercem atividade remunerada, com data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior ao dia 12 de outubro de 2023, não serão multados no momento da renovação da habilitação pela não realização do exame.

A determinação do Contran diz, porém, que todos os condutores que forem flagrados conduzindo veículo das categorias C, D ou E sem ter realizado o exame toxicológico periódico, de acordo com a tabela, ficarão sujeitos a aplicação da multa.

O Contran determinou ainda que os laboratórios credenciados em todo o país deverão inserir no sistema Renach a informação, em até 24 horas, da data e hora da realização da coleta do exame. Além disso, os laboratórios terão um prazo de até 25 dias, contados a partir da data da coleta, para incluir o resultado do exame no Renach.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, as novas datas foram decididas por conta da pandemia de covid-19, com amplo debate dentro do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (Fórum TRC), com a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O condutor das categorias C, D ou E, deverão observar a tabela e, conforme a data de validade de sua CNH, verificar qual o prazo limite para realizar o exame toxicológico periódico. Além de regularizar sua situação perante a legislação de trânsito, o condutor pode aproveitar o exame periódico para a renovação da carteira de habilitação, se a renovação ocorrer em até 90 dias após a data da coleta da amostra. Se a coleta da amostra ocorrer há mais de 90 dias, o motorista precisará fazer um novo teste”, informou o ministério.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Hoje é Dia do Assistente Social - conheça um pouco mais sobre a profissão

O repórter Carlos Galvão falou com a Assistente Social, Márcia Matos.

A promoção MÃE, AMOR DE ANJO continua na Anjos Colchões

Porque sua mãe merece estilo e conforto!

Promoção de capinhas e películas na MP Presentes de Paraguaçu Paulista

A MP Presentes fica na Av. Paraguaçu, 139.

TV PARAGUAÇU NOTÍCIAS EDIÇÃO 169

Confira os destaques da edição que foi ao ar nesta sexta-feira, dia 14.

Quer comer pizza com 10% de desconto? Ligue para o Pizzaiolo Brancalião

Pizzas deliciosas a partir de R$27,00 e se você for seguidor da TV Paraguaçu, ganha desconto

Paraguaçu Paulista chega a 2700 casos confirmados por COVID-19 e registra novo óbito

Boletim foi divulgado na tarde desta sexta-feira (14) pela Prefeitura Municipal.

Conheça o Curso Técnico em Agrimensura da ETEC

Inscrições para o vestibulinho já estão abertas.

Paraguaçuense denuncia descarte irregular de lixo em estrada de terra

O local dá acesso a chácaras e também é utilizado para práticas esportivas

ANUNCIE DIVULGUE