Domingo, 31 de Maio Paraguaçu Paulista 24ºC - 13ºC veja mais

Lutécia suspende aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid após atraso na entrega

25/04/2021 - Em Cândido Mota também houve suspensão da vacinação.


Lutécia suspende aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid após atraso na entrega

A cidade de Lutécia (SP) suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta semana. A prefeitura alega que houve atraso na entrega dos imunizantes.

De acordo com a Prefeitura de Lutécia, o atraso ocorreu depois que o Instituto Butantan interrompeu a produção de vacinas devido à falta de insumos. No entanto, um novo lote do insumo chegou ao Brasil no início da semana e a produção da CoronaVac foi retomada.

Ainda segundo o município, o intervalo maior entre as duas doses da vacina não invalida o efeito da primeira. Por isso, assim que a cidade receber os imunizantes, a prefeitura vai divulgar novas datas, locais e horários para a aplicação.

CÂNDIDO MOTA

Em Cândido Mota, a Secretaria de Saúde também interrompeu a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na sexta-feira (23). O motivo é que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do município informou que as vacinas para os idosos com 68 anos ainda não foram entregues.

Segundo a prefeitura, assim que as doses forem repassadas, a população será comunicada e a aplicação da segunda dose em idosos com 68 anos será retomada.

A prefeitura também informou que não haverá prejuízo na imunização, já que a segunda dose para a faixa etária deve ser feita entre 21 e 28 dias após a aplicação da primeira.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disse que "não há 'atraso' no envio, uma vez que as doses destinadas ao público de 68 anos contam com intervalo de 28 dias". Segundo a pasta, o prazo de aplicação para esse grupo é até 30 de abril, portanto, o cronograma está dentro do prazo.

Disse ainda que os municípios precisam cobrar o Ministério da Saúde sobre a chegada das doses e que, à medida em que o Ministério da Saúde encaminha as doses da vacina contra a Covid-19 para o estado, a Secretaria de Estado da Saúde envia as doses suficientes para garantir a imunização em primeira e segunda dose para as prefeituras.

"O Plano Estadual de Imunização (PEI) é claro e objetivo, cabendo às prefeituras utilizar as vacinas de acordo com os critérios técnicos e públicos, ou seja, devem respeitar as faixas etárias e/ou grupos estipulados, bem como o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz)", explicou o estado.

 

Fonte: G1 Bauru e Marília



MAIS NOTÍCIAS

Superintendente da ACE Paraguaçu recebe homenagem como Líder de Resultado durante curso em Marília

Fernando Rocha recebeu a homenagem que destacou tanto seu perfil de liderança quanto sua competência

Polícia Civil prende suspeito de furtos qualificados em Paraguaçu Paulista

Homem de 44 anos é investigado por diversos furtos na cidade.

Vereadores se reúnem na segunda-feira, 1º de junho, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 18 requerimentos, 7 indicações e uma moção de repúdio.

Tarifa de pedágio em Paraguaçu Paulista e região fica mais cara a partir de 4 de junho

Atualização dos valores será de 4,39%, percentual correspondente à inflação medida pelo IPCA

Confira as ofertas especiais do Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1.173. Se preferir, peça pelo fone: 3361-3227

Robôs contratando robôs: quem sobrou no mercado de trabalho?

O duelo dos algoritmos, por William Asaph Yanraphel

Boletim da Dengue atualiza número de casos em Paraguaçu Paulista

Informativo acompanha notificações da doença no município ao longo do ano.

PAT divulga oportunidade de emprego para socorrista em Paraguaçu Paulista

Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de junho.

ANUNCIE DIVULGUE