Domingo, 16 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 21ºC veja mais

Pacientes deixam de realizar procedimentos durante a pandemia

19/04/2021 - Com o aumento da pandemia de coronavírus a procura por exames de mamografia caiu.


Pacientes deixam de realizar procedimentos durante a pandemia

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), 46,4% das mulheres não realizaram o exame que detecta câncer de mama em 2020. Uma pesquisa feita pelo IBOPE revelou que 73% das mulheres com mais de 60 anos disseram que iriam aguardar o fim da pandemia para realização do exame. 

Essa espera pode levar o país a um aumento no número de casos graves, uma vez que a detecção precoce possibilita maiores chances de cura do câncer.

“As pessoas não podem ter medo de vir ao hospital fazer exames ou saber o diagnóstico por conta da pandemia, porque o câncer de mama não vai ficar esperando as coisas melhorarem”, destaca o mastologista e diretor da Unidade Especializada em Mama do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Marcelo Bello. 

O mastologista afirma ainda que a queda na procura desses exames vai sobrecarregar o sistema de tratamento oncológico em 2021 e 2022. “O câncer de mama não deu uma pausa durante a pandemia, continuou existindo e fizemos menos diagnósticos do que devíamos, principalmente em 2020. Em algum momento essas pessoas vão aparecer para fazer o exame, os casos vão acumular e o sistema de tratamento de câncer de mama vai sobrecarregar.”

Diagnosticada com câncer de mama em 2016, a pedagoga Josiane Dantas conta que teve medo no início da pandemia e, por isso, pausou o tratamento. “Ficou difícil marcar consulta, as atividades no hospital que me trato foram reduzidas, e outras vezes eu deixei de ir por medo. Mas chegou um momento em que precisei continuar, pois tinha que tomar minhas medicações.”

Mesmo com os cuidados de distanciamento social, Josiane precisava frequentar o hospital para prosseguir com os tratamentos contra o câncer, e em março deste ano, acabou contraindo o vírus da Covid-19. Com as complicações da doença e por estar com a imunidade baixa - comum em pacientes com câncer -, ela precisou ser internada e ainda adquiriu sequelas. 

“Hoje faço fisioterapia respiratória porque tenho falhas na voz, fiquei muito cansada e ainda sinto fadiga, estou sempre tossindo. Está bem difícil, ainda sinto o meu corpo frágil por conta do coronavírus.” 

Os cuidados que pacientes oncológicos devem tomar durante a pandemia são os mesmos que qualquer indivíduo. Isolamento e distanciamento social, uso de máscara de proteção e higienização das mãos. O diretor do INCA, Marcelo Bello, enfatiza que além dos cuidados individuais, os hospitais devem seguir medidas de segurança como forma de proteger os pacientes com câncer de mama. 

“No INCA nós fazemos triagem na entrada do hospital, distribuímos álcool em gel, aferimos a temperatura, reduzimos o número de consultas para que não haja aglomeração. E pedimos também para que os pacientes não venham acompanhados, a não ser que seja extremamente necessário. Realizamos também consultas online para diminuir o risco de contágio.”

Fonte: Brasil 61 



MAIS NOTÍCIAS

Hoje é Dia do Assistente Social - conheça um pouco mais sobre a profissão

O repórter Carlos Galvão falou com a Assistente Social, Márcia Matos.

A promoção MÃE, AMOR DE ANJO continua na Anjos Colchões

Porque sua mãe merece estilo e conforto!

Promoção de capinhas e películas na MP Presentes de Paraguaçu Paulista

A MP Presentes fica na Av. Paraguaçu, 139.

TV PARAGUAÇU NOTÍCIAS EDIÇÃO 169

Confira os destaques da edição que foi ao ar nesta sexta-feira, dia 14.

Quer comer pizza com 10% de desconto? Ligue para o Pizzaiolo Brancalião

Pizzas deliciosas a partir de R$27,00 e se você for seguidor da TV Paraguaçu, ganha desconto

Paraguaçu Paulista chega a 2700 casos confirmados por COVID-19 e registra novo óbito

Boletim foi divulgado na tarde desta sexta-feira (14) pela Prefeitura Municipal.

Conheça o Curso Técnico em Agrimensura da ETEC

Inscrições para o vestibulinho já estão abertas.

Paraguaçuense denuncia descarte irregular de lixo em estrada de terra

O local dá acesso a chácaras e também é utilizado para práticas esportivas

ANUNCIE DIVULGUE