Segunda-Feira, 17 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 13ºC veja mais

Eixo SP localiza fósseis de dinossauros em obras na SP 294

16/04/2021 - Obras foram paralisadas para extração de material milenar


Eixo SP localiza fósseis de dinossauros em obras na SP 294

Foi durante a escavação de uma galeria para escoamento de água das chuvas que trabalhadores das obras da praça de pedágio na SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, no km 693, entre Irapuru e Pacaembu, encontraram algo incomum na rotina de trabalho. Fragmentos de dinossauros e outros seres antigos, a uma profundidade de 20 metros da superfície do solo, deram início a uma operação de salvamento que irá contribuir para estudos da paleontologia e na constituição do patrimônio da humanidade.

As obras foram paralisadas de imediato, assim que as primeiras evidências de fósseis apareceram. Por mais de 15 dias, o local foi isolado para os trabalhos de escavações feitos pelo paleontólogo Fabiano Vidoi Iori e pelo biólogo Leonardo Paschoa, ambos pesquisadores do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa, a 300 quilômetros do local da descoberta.

Entre as dezenas de fragmentos fósseis encontradas estão ossos dos gigantes titanossauros – os dinossauros “pescoçudos”, quadrúpedes e herbívoros que podiam alcançar por volta de 20 metros – e dentes isolados de abelissaurídeos, dinos  predadores bípedes, que chegavam a até nove metros de cumprimento.

Outros fragmentos extraídos sugerem que, no Período Cretáceo, a região era formada por rios e lagos. O material catalogado também inclui ossos, escamas e dentes de crocodiliformes; escamas de peixes; e restos de cascos e esqueletos de cágados, uma fauna que viveu por volta de 85 milhões de anos atrás.

Achado científico

Responsável pelo salvamento e catalogação dos fósseis, Iori afirma que análises mais aprofundadas podem trazer novidades sobre os estudos da paleontologia na região. “Dentre os fósseis coletados, temos peças bem importantes, em especial os fragmentos cranianos, que vão permitir investigar mais a fundo se as espécies descobertas são inéditas ou já catalogadas na região”, explica.

Os fósseis estão no Museu de Paleontologia de Uchoa e estarão expostos na reabertura do espaço, atualmente fechado em cumprimento às medidas restritivas de combate à pandemia. “A descoberta exigiu uma mobilização rápida para que o salvamento desse material ocorresse de imediato. Foi um trabalho que envolveu trabalhadores do setor de obras regional, maquinário, além de modificar o cronograma de construção da praça. É unânime entre as áreas consultadas de que conservar este recorte do patrimônio da humanidade era uma prioridade naquele momento”, afirma Gabriel Bispo da Silva, supervisor de Meio Ambiente da Eixo SP.

Para Fabiano, a decisão da Concessionária demonstra responsabilidade e a valorização da história biológica e da pesquisa científica. “Foi um trabalho de parceria. Contar com a preocupação da equipe em acionar um paleontólogo e a força de escavação que existe em um canteiro de obras de infraestrutura foram muito positivos para o sucesso desta operação de salvamento”, conclui Fabiano.

Assessoria



MAIS NOTÍCIAS

Prefeitura entrega obras do DADETUR realizadas em Paraguaçu Paulista

A inauguração simbólica das obras aconteceu na quarta-feira, 12 de junho.

Morador da Vila Priant fatura R$1.500,00 no Giro da Sorte do Hiper Saúde

Ele adquiriu sua cartela com o Zé Pernambuco.

CCI promove sua tradicional Festa Junina com quadrilha e guloseimas

Evento contou com muita animação, com o baile, a quadrilha junina e guloseimais típicas.

Energisa Sul-Sudeste obtém financiamento de R$ 171 mi junto ao BNDES para melhoria do serviço

Projeto auxilia manutenção das operações e melhoria da qualidade do fornecimento de energia

Vereadores se reúnem nesta segunda-feira, 17 de junho, para mais uma Sessão Ordinária da Câmara

Na pauta estão 14 indicações e 13 requerimentos

Estudantes do Cene vão disputar a Final Estadual dos Jogos Escolares em Praia Grande/SP

Eles conquistaram a classificação na Fase Regional da disputa, ocorrida no dia 6 de junho, em Assis.

Unidos pela causa: empreendedor de Marília relata história de superação em socorro às vítimas do RS

Jean Garcia, em missão voluntária, se une às famílias atingidas pelas enchentes

Dupla é presa em Quatá com quase meia tonelada de maconha em caminhonete

Droga estava em fardos no porta-malas do veículo, que foi abordado em rodovia.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE