Segunda-Feira, 17 de Junho Paraguaçu Paulista 30ºC - 14ºC veja mais

Ministério da Saúde começa a distribuir kits intubação para estados

16/04/2021 - Estoque de 2,3 milhões de medicamentos será suficiente para 10 dias


Ministério da Saúde começa a distribuir kits intubação para estados

A partir desta sexta-feira (16), mais 2,3 milhões de medicamentos do kit intubação serão distribuídos pelo Ministério da Saúde. Os insumos foram adquiridos na China e doados ao governo federal por empresas como a Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen.

“Com esta doação, nós conseguimos garantir, conforme os dados enviados, pelo menos 10 dias de abastecimento em relação ao bloqueador neuromuscular, analgesia e sedação por midazolam, e 15 dias com propofol. O estado é o responsável, junto aos municípios, para fazer a redistribuição em sua própria rede assistencial”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Hélio Angotti Neto.

As equipes do Ministério da Saúde já estão prontas para iniciar a distribuição dos chamados kit intubação. “Com base em experiências anteriores, a expectativa é de que em menos de 48 horas os medicamentos sejam distribuídos para todos os estados”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Critérios
Os hospitais do SUS são os primeiros da lista a receber os kits. São eles que definem o consumo médio mensal e os seus estoques aos estados – informações essenciais para orientar, na ponta, os critérios de divisão dos lotes de medicamentos entre os entes federativos.

Segundo o Ministério da Saúde, os dados são apresentados em reuniões tripartites, que ocorrem três vezes por semana, envolvendo representantes dos secretários estaduais e municipais de saúde - Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde. A pasta também conta com a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que monitora a produção nacional dos medicamentos.

“A partir daí, traçamos estratégias de aquisição e de distribuição desses medicamentos, com o intuito de regularizar a distribuição nacional. No momento seguinte, o Ministério executa as estratégias, fazendo aquisições nacionais ou internacionais e propondo uma pauta de distribuição aos estados, que é aprovada pelo Conass e Conasems”, explicou Cruz. 

Desde o início da pandemia da covid-19, o Ministério da Saúde já enviou aos estados e municípios mais de 8,6 milhões de medicamentos para intubação. Além disso, atua na aquisição de medicamentos hospitalares por outros meios: há dois pregões em aberto e está em andamento uma compra direta via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a ação vai reforçar a assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS) e os cuidados aos pacientes em todo o país. “A obrigação de adquirir esses medicamentos é de estados e municípios. Todavia, estamos em uma emergência pública internacional e nós temos que tomar as providências necessárias para assegurar o abastecimento em todo o país, principalmente em municípios menores que não têm condições de compra”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil
 



MAIS NOTÍCIAS

Carro cai em lagoa após motorista perder o controle do veículo em estrada rural de Pardinho

Casal que estava no carro sofreu ferimentos leves.

Grupo Germânica promove lançamento do Novo T-Cross em Paraguaçu Paulista

Evento apresentou aos clientes as novidades do SUV mais vendido do país

Casa de Ração do Vô tem o preço mais baixo de Paraguaçu e você ainda concorre a prêmios

Todos os tipos de ração para seu pet, com qualidade comprovada e aquele precinho especial.

Câmara realiza audiência pública para discussão da LDO

Discussão aconteceu na tarde do último sábado (15).

Associação Comercial sorteia prêmios da etapa do Dia dos Namorados

Sorteio foi de 04 vales compras de R$ 500 e mais 01 vale compra de R$ 1.000.

Tudo o que você precisa está na Calcevest Mega Loja - a loja da família paraguaçuense

Loja fica na Rua XV de Novembro, 455, no centro de Paraguaçu Paulista

Restaurante Donna Ju tem o melhor tempero caseiro de Paraguaçu Paulista e região

Opções de prato feito, comercial, marmitex e pratos a lá carte.

Eletro Clima é especializada em ar-condicionado de máquinas e implementos agrícolas

Oficina fica na Rua Antônio Machado, nº 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE