Terça-Feira, 18 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 14ºC veja mais

Nova lei de trânsito permite motorista 'furar' o sinal vermelho

15/04/2021 - Mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) visa mais fluidez nas vias, mas pode causar acidentes


Nova lei de trânsito permite motorista 'furar' o sinal vermelho

Na última segunda-feira (12) entraram em vigor as novas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As medidas foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado e, segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visam deixar a legislação menos burocrática e mais rigorosa. Mas, na prática o efeito pode fugir do desejado. Entre as novas normas, está a conversão livre à direita mesmo quando o sinal está vermelho.

O motorista poderá "ignorar" o semáforo fechado se for virar à direita em alguns cruzamentos. Essa medida já é comum em outros países, como Canadá e alguns estados dos Estados Unidos, e tem como objetivo desafogar o trânsito. Entretanto, ainda há alguns problemas.

A conversão livre à direita pode ser feita em todos os cruzamentos?
Não, a norma só é válida em cruzamentos que tiverem uma placa com a indicação da manobra. Porém, essa sinalização ainda não existe oficialmente por aqui. "É possível que o órgão de trânsito instale placas de indicação do tipo educativas, com a informação 'conversão à direita liberada no semáforo vermelho' ", de acordo com o Detran-SP.

Então, não são todas as vias que permitem tal conversão livre. Por isso, é muito importante o motorista checar a sinalização sempre que for fazer o movimento.

Se houver pedestres para atravessar a via, posso fazer a conversão ?
Não, a preferência máxima do pedestre ao cruzar a rua continua, por isso, a ação pode ser perigosa em vias muito movimentadas. "Muitas vezes as faixas de pedestres estão localizadas antes das interseções. Será que as pessoas serão vistas a tempo pelo motorista que deseja realizar a conversão? Pontos como esses precisam ser levados em consideração ao escolher qual cruzamento terá a indicação", explica Giovana Claude, Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília.

Ou seja, na hora de fazer a conversão, além de conferir a sinalização, o motorista também deve prestar bastante atenção aos eventuais pedestres atravessando a pista adjacente.

Em Nova York, uma das cidades mais movimentada dos Estados Unidos, a conversão à direita no sinal vermelho é proibida. É válida restritamente em alguns cruzamentos que possuem sinalização com tal indicação.

Claude concorda que, se for devidamente respeitada, a nova medida ajudará o trânsito a fluir melhor nos lugares em que essa contenção era desnecessária. Mas, segundo o Detran-SP, pode levar um tempo para que as pessoas se acostumem com a nova legislação, e que consequentemente, o risco de atropelamentos diminua.

Vale lembrar, que se o motorista fizer a conversão no sinal vermelho sem que tenha a sinalização, além de arriscar colidir o carro ou atropelar alguém, estará cometendo uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47.

Fonte: Auto Esporte



MAIS NOTÍCIAS

Vereadores apresentam 13 requerimentos e 14 indicações durante Sessão Ordinária

Sessão aconteceu nesta segunda-feira, dia 17.

Paraguaçu inicia vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos

A partir desta quarta, a vacinação estará disponível em todas as Unidades de Saúde.

Câmara rejeita um veto e aprova projetos do Prefeito Antian

Sessão Ordinária aconteceu nesta segunda-feira, dia 17.

PAT de Paraguaçu Paulista tem vaga de emprego disponível para Almoxarife

Os interessados devem ter experiência na função. A vaga está disponível até 20/06/2024.

Ponto de Cultura realiza Arraiá de Rua com diversas atrações

Evento será no dia 13 de julho, a partir das 18h.

Idosa morre ao ser mordida no pescoço pelo cachorro pit bull do filho no interior de SP

Benedita Francisca da Fonseca sofreu uma queda, quando o cão a atacou com as mordidas.

Casal morre após ser arremessado de veículo que capotou várias vezes em vicinal de Iacri

As causas do capotamento serão investigadas.

Com suspeita de agressão, menino de 3 anos morre após dar entrada em UPA de Bauru

Segundo a mãe, ele sofreu agressões do tio.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE