Segunda-Feira, 21 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração com 48 horas de diferença

14/04/2021 - Gustavo e Paloma, de 18 e 19 anos, são de Garça (SP) e se recuperam da cirurgia no HC de Botucatu.


Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração com 48 horas de diferença

Dois irmãos de Garça (SP) receberam transplantes de coração neste fim de semana. Em um período de 48 horas, Gustavo e Paloma, de 18 e 19 anos, encontraram doadores compatíveis e realizaram o procedimento no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Os jovens têm uma doença cardíaca, genética e rara chamada Doença de Danon. Segundo o coordenador clínico do programa de transplante cardíaco do HC da Unesp, Marcello Felício, essa doença tem um componente genético que é passado pelo lado materno.

"Essa doença acomete o coração, causando uma hipertrofia do músculo cardíaco. O músculo fica mais espessado e, em alguns casos, o coração pode também dilatar. Está associado a arritmias graves e muitos pacientes apresentam também morte súbita", explica Felício.

O rapaz de 18 anos conseguiu um doador compatível primeiro. Na sexta-feira (9), o órgão foi transportado do Paraná pela Força Aérea Brasileira. Enquanto ele se recuperava na UTI, no domingo (11), a irmã conseguiu um outro coração compatível.

Para a mãe dos pacientes, que também já precisou passar pelo transplante do órgão e perdeu um filho de 15 anos com a mesma doença no ano passado, os jovens tiveram uma rara oportunidade de receber os corações.

"Como eu passei por um óbito dentro de casa, eu tinha muito medo de ver mais dois, então esse milagre que aconteceu dentro desses sete dias foi tremendo para mim. Até a medicina ficou abismada com o que aconteceu. No meio de uma pandemia aparecer dois corações assim para os dois irmãos, [...] foi muito lindo, não canso de agradecer", declara Noeli Rodrigues de Souza.

Segundo a mãe, os jovens estão bem e se recuperam na mesma UTI no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória da escritora Ana Santiago

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

Alunos de Paraguaçu Paulista apresentam pesquisa sobre educação antirracista no Congresso da UNESP

Eles foram acompanhados pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira, idealizadores do projeto.

Escolas brasileiras perdem um terço do tempo do professor com burocracia e bagunça

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Av. Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

ANUNCIE DIVULGUE