Sexta-Feira, 19 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Home office e aulas on-line aumentaram consumo de energia nas residências, alerta Energisa

13/04/2021 - Por conta do isolamento social, mudança na rotina das famílias favorece o aumento no consumo


Home office e aulas on-line aumentaram consumo de energia nas residências, alerta Energisa

O verão já se despediu e em algumas regiões a nova estação traz perspectivas de temperaturas mais amenas. Mesmo assim, a mudança na rotina da maioria das pessoas devido à pandemia tem contribuído para o aumento no consumo doméstico de energia elétrica. Enquanto os setores da indústria e comércio registraram queda no consumo em 2020, comparando com o ano anterior, o gasto de energia elétrica residencial cresceu, em média, 3,5% na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que abrange 82 municípios, sendo 27 das regiões de Assis e Tupã.  

"Famílias inteiras têm passado muito mais tempo em casa ao longo da pandemia. Adultos em home office, crianças e jovens estudando on-line, lazer restrito, abre e fecha de geladeira, equipamentos eletrônicos conectados o dia todo, ar-condicionado e ventiladores em vários ambientes para amenizar o calor. Tudo isso influencia diretamente no consumo da energia elétrica", explica Thiago Peres de Oliveira, engenheiro eletricista e coordenador em Eficiência Energética da Energisa. 

De acordo com o engenheiro, alguns equipamentos como ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e ferro de passar podem até ser listados entre os "vilões do consumo doméstico". No entanto, o gasto de energia também está atrelado aos hábitos individuais e coletivos das pessoas que integram a rotina da unidade consumidora. 

"Algumas práticas como guardar alimentos quentes na geladeira ou sobrecarregar a tomada com vários aparelhos, também contribuem para aumentar o consumo da energia. Por isso, além de manter as instalações elétricas revisadas, adquirir equipamentos com selo de eficiência energética e desligar aparelhos sem uso das tomadas, é importante que as pessoas adotem um comportamento consciente e assumam o compromisso diário de evitar o desperdício de energia", enfatiza Thiago

Para ajudar você na tarefa de usar a energia elétrica de maneira consciente, a Energisa Sul-Sudeste listou alguns equipamentos e práticas que potencializam o alto consumo doméstico: 

Ar-condicionado – o uso de um ar condicionado contribui para o aumento do consumo de energia em cerca de 30% durante o período mais quente do ano. Quando o calor for intenso e não puder abrir mão dele, escolha a temperatura de 23 graus e faça a manutenção e limpeza periódica dos filtros para que a sujeira não atrapalhe o bom funcionamento do aparelho. Alguns aparelhos possuem a função "modo econômico", que de forma inteligente controlam a temperatura para o uso mais eficiente de energia. 

Geladeira – certifique-se de que a vedação (borracha) está perfeita. Se não estiver funcionando bem, a geladeira pode ficar aberta, favorecendo a entrada de ar quente, o que exigirá maior gasto de energia para que o eletrodoméstico cumpra a função de refrigeração. Além disso, evite abrir a geladeira toda hora. Quanto mais tempo aberta, mais energia vai consumir. Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois ela vai gastar mais energia para fazer com que o alimento quente chegue à temperatura dos demais.

Aparelhos em stand-by – televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso. 

Chuveiro elétrico – responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. Então, ao utilizar esse aparelho, verifique a opção em que ele se encontra. A opção "verão" consome 30% menos que a "inverno". 

Máquina e ferro de lavar – não fracione a lavagem de roupas. Se possível, acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores, o que reduz o consumo de energia. O mesmo vale para o uso do ferro de passar roupas. 

Luminárias – modernas e bonitas em qualquer ambiente, as luminárias podem consumir a mesma energia que algumas lâmpadas de teto. Evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures. 

Equipamentos novos – ao comprar um equipamento novo e começar a utilizá-lo, tenha a ciência de que haverá aumento no consumo da energia de sua casa. Mas, para minimizar esse gasto, adquira produtos com o Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena. 

Instalações internas – emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um eletricista faça a revisão das instalações internas. Evite, ainda, usar "benjamin", ou T, para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga e provocar um curto-circuito e até incêndio. 

Computador – Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão on-line, desligue o monitor ou ative o "modo de espera" do computador ou notebook para poupar energia.  

Trabalho e estudo em casa – ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa, procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural. Dessa forma, não será preciso manter as lâmpadas acesas durante o dia todo. Se, mesmo assim precisar acender a lâmpada, dê preferência às de LED, pois esses modelos consomem menos energia. 

 

Fonte: Assessoria Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Mãe de menino que aparece em vídeo de criança furtando moto o levou à delegacia após ver imagens

Caso aconteceu no último sábado, em Paraguaçu Paulista.

Pit bull solto na rua ataca idosa e cão de estimação durante passeio em Bauru

Para conter o ataque, o tutor deu vários socos na cabeça do animal.

Mulher é presa suspeita de matar namorado e atear fogo em carro com corpo dentro no interior de SP

Corpo da vítima foi encontrado carbonizado no banco do motorista, em Mineiros do Tietê.

Caminhoneiro morre após colisão traseira na Rodovia Castello Branco no interior de SP

Vítima viajava no sentido capital-interior, quando atingiu a traseira de outro veículo.

Motorista, gerente, sobrinha: o que dizem depoimentos sobre o caso do idoso levado morto ao banco

Mulher foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial.

São Paulo vai usar IA para elaborar aulas digitais da rede pública

Governador disse que ferramenta não irá substituir professor.

PAT tem oportunidade de emprego para Auxiliar de Mecânica

Os candidatos interessados devem procurar o PAT munidos de RG, CPF e CTPS.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE