Terça-Feira, 04 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 16ºC veja mais

Tribunal de Justiça concede liminar e derruba flexibilização do comércio em Tupã

13/04/2021 - Um novo decreto será divulgado e deve entrar em vigor nesta terça-feira (13)


Tribunal de Justiça concede liminar e derruba flexibilização do comércio em Tupã

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu um liminar que derruba os decretos municipais de Tupã que flexibilizaram as atividades econômicas consideradas não essenciais no Plano SP.

A decisão de caráter liminar foi dada em conformidade com a ação do Ministério Público que recorreu da decisão judicial anterior que liberou o comércio na cidade em meio à fase emergencial do plano estadual.

A batalha jurídica da prefeitura de Tupã começou em janeiro deste ano, quando o promotor de Justiça de Tupã, Mário Yamamura, entrou com uma ação civil e obteve uma liminar suspendendo os decretos municipais que autorizavam o funcionamento do comércio local, mesmo durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

No entanto, a prefeitura recorreu da decisão e reabriu o comércio depois que o desembargador Borelli Thomaz, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu a liminar. Com isso a cidade decretou que, além dos serviços considerados essenciais pelo Plano São Paulo, todo o comércio, setor de serviços, bares, lanchonetes, restaurantes, salões e barbearias poderiam funcionar.

Agora, com a nova decisão do TJ , passa a valer o que está previsto na fase vermelha do Plano São Paulo, na qual todo o estado foi colocado na última sexta-feira (9) e que passa a vigorar nesta segunda-feira (12).

A decisão do Tribunal de Justiça “considerou o entendimento adotado na Suprema Corte no sentido de que o agravamento recente da pandemia da Covid-19, causado, entre outros fatores, pelo surgimento de variantes do vírus e cujos efeitos extrapolam as fronteiras dos municípios e Estados, parece indicar, mais que nunca, a necessidade de existência de harmonia e de coordenação entre as ações públicas dos diversos entes federativos, de sorte que as medidas governamentais adotadas para o enfrentamento da crise sanitária ultrapassam em muito o mero interesse local”.

Responsável pela decisão no TJ, o desembargador Costabile e Solimene pontuou, ainda, que “a contraposição entre as evidentes necessidades de ordem econômica, a vida e a saúde das pessoas recomenda a prevalência destes últimos, que constituem pré-requisitos daquelas”.

Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (12), a prefeitura e o departamento jurídico da administração municipal informaram que foram notificados da decisão do TJ na sexta-feira (9) e que irão interpor os recursos cabíveis.

Ainda segundo a prefeitura, enquanto corre o processo, a cidade irá seguir integralmente o Plano SP. Os decretos em vigor serão revogados e um novo documento será divulgado e deve entrar em vigor nesta terça-feira (13).

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Escola Maria Ângela promove Festinha do Flashback para arrecadar recursos para formatura dos alunos

Haverá diversas atrações e muita música, dança e diversão, com a presença do DJ Neil Marcos.

Vereadores reúnem-se nesta segunda-feira, dia 3, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 7 indicações e 12 requerimentos.

Dispositivo da Raposo Tavares em Paraguaçu Paulista terá sinalização Pare e Siga

Sistema será adotado pela CART Concessionária de Rodovias para manutenção de drenagem

PMs salvam recém-nascida que se engasgou com leite durante amamentação em Maracaí

PMs realizaram os primeiros socorros à vítima para desobstruir as vias aéreas

Jovem sem habilitação morre após bater moto contra carro de companhia de energia em cidade da região

Acidente envolvendo uma moto e um carro da CPFL Paulista foi registrado em Pederneiras.

Motorista é flagrado com 50 quilos de maconha e outras drogas em Assis

Apreensão dos entorpecentes aconteceu na Rodovia Raposo Tavares no sábado (1º).

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário começou em 24 de maio.

Mega-Sena acumula, e prêmio estimado para terça-feira é de 95 milhões

Acertadores da quina foram 126, e caberá a cada um R$ 45,7 mil

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE