Sexta-Feira, 07 de Junho Paraguaçu Paulista 28ºC - 15ºC veja mais

Tribunal de Justiça concede liminar e derruba flexibilização do comércio em Tupã

13/04/2021 - Um novo decreto será divulgado e deve entrar em vigor nesta terça-feira (13)


Tribunal de Justiça concede liminar e derruba flexibilização do comércio em Tupã

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu um liminar que derruba os decretos municipais de Tupã que flexibilizaram as atividades econômicas consideradas não essenciais no Plano SP.

A decisão de caráter liminar foi dada em conformidade com a ação do Ministério Público que recorreu da decisão judicial anterior que liberou o comércio na cidade em meio à fase emergencial do plano estadual.

A batalha jurídica da prefeitura de Tupã começou em janeiro deste ano, quando o promotor de Justiça de Tupã, Mário Yamamura, entrou com uma ação civil e obteve uma liminar suspendendo os decretos municipais que autorizavam o funcionamento do comércio local, mesmo durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

No entanto, a prefeitura recorreu da decisão e reabriu o comércio depois que o desembargador Borelli Thomaz, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu a liminar. Com isso a cidade decretou que, além dos serviços considerados essenciais pelo Plano São Paulo, todo o comércio, setor de serviços, bares, lanchonetes, restaurantes, salões e barbearias poderiam funcionar.

Agora, com a nova decisão do TJ , passa a valer o que está previsto na fase vermelha do Plano São Paulo, na qual todo o estado foi colocado na última sexta-feira (9) e que passa a vigorar nesta segunda-feira (12).

A decisão do Tribunal de Justiça “considerou o entendimento adotado na Suprema Corte no sentido de que o agravamento recente da pandemia da Covid-19, causado, entre outros fatores, pelo surgimento de variantes do vírus e cujos efeitos extrapolam as fronteiras dos municípios e Estados, parece indicar, mais que nunca, a necessidade de existência de harmonia e de coordenação entre as ações públicas dos diversos entes federativos, de sorte que as medidas governamentais adotadas para o enfrentamento da crise sanitária ultrapassam em muito o mero interesse local”.

Responsável pela decisão no TJ, o desembargador Costabile e Solimene pontuou, ainda, que “a contraposição entre as evidentes necessidades de ordem econômica, a vida e a saúde das pessoas recomenda a prevalência destes últimos, que constituem pré-requisitos daquelas”.

Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (12), a prefeitura e o departamento jurídico da administração municipal informaram que foram notificados da decisão do TJ na sexta-feira (9) e que irão interpor os recursos cabíveis.

Ainda segundo a prefeitura, enquanto corre o processo, a cidade irá seguir integralmente o Plano SP. Os decretos em vigor serão revogados e um novo documento será divulgado e deve entrar em vigor nesta terça-feira (13).

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Concessionárias promovem blitz rodoviária na Raposo Tavares

Ação conjunta entre CART, Eixo SP e Entrevias promoveu a conscientização sobre proteção à fauna

Postos de Saúde de Paraguaçu terão atendimento no sábado para vacinar contra a paralisia infantil

Devem ser vacinadas crianças menores de cinco anos.

Paraguaçu Paulista terá o 1° Expo Noivas e Eventos

Haverá desfile de trajes, jantar, degustação de bolos e doces e exposição dos profissionais.

Show de Prêmios Junino da APAE será sexta-feira, dia 7; ainda dá tempo de comprar sua cartela

Evento terá como prêmios uma leitoa mais uma churrasqueira, além de 5 mil.

Energisa investe R$ 1,2 milhão em obras no sistema elétrico que atende os moradores de Quatá

Com troca de equipamentos, extensão de redes e melhorias na subestação

Sequência de batidas envolve sete veículos em Dracena

Acidente envolveu quatro motos, dois carros e um caminhão.

Motorista que dirigia bêbado e sem habilitação é preso após causar acidente e capotar carro em Assis

Indagado se havia ingerido bebida alcoólica, o suspeito, de 52 anos, alegou que consumiu vodca.

Jovem morre com suspeita de dengue em Assis

Ela estava com sintomas da doença havia seis dias e deu entrada na UPA, mas não resistiu.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE