Sábado, 29 de Agosto Paraguaçu Paulista 33ºC - 18ºC veja mais

Covid-19: farmacêuticas levam multa por vender remédio acima do preço

06/04/2021 - Multas chegam a R$ 15,2 milhões pela comercialização dos medicamentos


Covid-19: farmacêuticas levam multa por vender remédio acima do preço

A Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) multou empresas do setor farmacêutico em R$ 15,2 milhões pela comercialização de medicamentos usados no enfrentamento à covid-19 acima do preço autorizado no Brasil.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aplicação de multas é resultado de atividades de monitoramento e de fiscalização do setor, realizadas pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), cuja Secretaria-Executiva é exercida pela agência.

“As ações de monitoramento e fiscalização foram iniciadas em julho de 2020, quando foi criada uma força-tarefa específica para atuar durante a pandemia de covid-19. De lá para cá, o grupo tem atuado para coibir a comercialização de medicamentos com preços superiores aos autorizados”, explicou a Anvisa, em nota, na noite de ontem. 

De acordo com a CMED, entre julho de 2020 e março de 2021 já foram instaurados 139 processos de sanção e aplicadas 64 multas aos agentes do setor farmacêutico que descumpriram as regras de preços.

Diligências

Desde que a força-tarefa teve início, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos trabalhou com diligência junto a empresas farmacêuticas, encaminhando 73 ofícios aos fabricantes, com solicitações de dados de comercialização dos medicamentos do kit intubação orotraqueal.

Também foram solicitadas informações às secretarias de Estado de Saúde (SES) e às secretarias Municipais de Saúde (SMS) das capitais, com a solicitação de informações sobre ocorrência de sobrepreço envolvendo medicamentos sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em compras públicas.

A Força Tarefa buscou ainda junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) dados relacionados a aquisições de medicamentos por hospitais privados e planos de saúde.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Além da Tolerância: como a liderança neuroinclusiva transforma salas de aula e ambientes de trabalho

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Candidato a Deputado Federal Enrico Misasi realiza encontro com lideranças em Paraguaçu Paulista

O evento aconteceu na Associação dos Funcionários da Cocal (AFC).

Policia Militar prende homem com mais de 6 kg de drogas em Assis

O homem foi preso permanecendo à disposição da Justiça.

Termina na segunda-feira prazo para negociar débitos de conta de luz em atraso

Campanha Negocia Energisa oferece descontos de até 98% e parcelamento em até 36 vezes

Paróquia Nossa Senhora da Paz celebra 99 anos com tríduo, solenidade e grande festa na Praça Matriz

Atividades acontecem entre os dias 12 e 15 de setembro.

Mulher é presa com mais de 2 kg de drogas em Assis

Foram apreendidos drogas, celular e dinheiro.

Moto é furtada no Jardim Panambi, em Paraguaçu Paulista

A proprietária registrou Boletim de Ocorrência e pede ajuda para localizar o veículo.

Nova diretriz muda tratamento da tireoide na gestação

Estudos restringem indicação para tratamento hormonal.

ANUNCIE DIVULGUE