Segunda-Feira, 19 de Abril Paraguaçu Paulista 27ºC - 21ºC veja mais

Cursinho pré-vestibular 'Paulo Freire' em Assis tem inscrições abertas

05/04/2021 - As aulas se iniciam no dia 3 de maio.


Cursinho pré-vestibular 'Paulo Freire' em Assis tem inscrições abertas

Segundo a professora Letícia Silva, a ideia de criar um cursinho pré-vestibular surgiu no início de 2020, semanas antes do início da pandemia do Covid-19. “O intuito é complementar os estudos de alunos e ex-alunos da rede pública que pretendem realizar a prova do Enem e exames vestibulares”.

Inicialmente, segundo ela, seriam oferecidas somente aulas nas disciplinas de Português, Inglês e Redação, e elas aconteceriam semanalmente, sempre às sextas-feiras, numa sala cedida pelo Sindicato dos Bancários de Assis.

“Um ano depois, ainda na mesma situação da pandemia, a ideia do cursinho cresceu, ganhou apoio e forma e tem o seu reinício marcado para o próximo dia 3 de maio”, reforçou Letícia.

A equipe de voluntários do cursinho popular  ‘Paulo Freire’ é formada por professores de escolas das redes públicas e particulares, alunos recém-formados ou em fase de conclusão de cursos de graduação da Unesp-Assis e de outras universidades.

Maior do que o projeto inicial, as aulas, neste ano, acontecerão de segunda-feira à sexta-feira, sempre no período noturno, das 19 às 22h40.

“O cursinho recebe o nome de ‘Paulo Freire’, Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais renomados da pedagogia mundial, que se destaca justamente por seu trabalho na área da educação popular, valorizando a escolarização como forma de emancipação”, explicou a professora Letícia.

A princípio, devido ao isolamento social decorrente da pandemia, as aulas serão realizadas remotamente, por meio da plataforma ‘Google Meet’. “Posteriormente, quando todos estiverem vacinados e as medidas para contenção da pandemia puderem ser relaxadas, pretendemos oferecer as aulas presencialmente”, conta outro professor, Ulisses Coelho.

Letícia conclui explicando que o objetivo do cursinho popular “é tentar, com as ferramentas que possuímos, amenizar os danos causados ao processo de aprendizagem dos jovens de Assis e região pelo fechamento de escolas públicas, atrasando sua entrada em instituições de Ensino Superior”, diz.

As inscrições para o Cursinho ‘Paulo Freire’ podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário on-line. Como o público-alvo é formado por alunos e ex-alunos de escola pública, os organizadores explicam que será necessário apresentar um documento comprovando a escolaridade.

Mais informações sobre as aulas, inscrições e professores pelo Instagram do cursinho (@popularpaulofreire) ou ainda pelo telefone 18-99137-9379, com a professora Letícia.

Fonte: Jornal da Segunda



MAIS NOTÍCIAS

Apenas 12% da população de Paraguaçu Paulista foi vacinada contra a Covid-19

No ranking da vacinação no estado, cidade consta na posição 437º, com pouco mais de 5.500 imunizados

Idosos de 65 e 66 anos recebem a vacina contra Covid nesta terça em Paraguaçu

Primeira dose da vacina nesse público ocorrerá por meio do sistema Drive Thru, das 8h às 12h.

Programa Cidade Limpa não é eficaz para o combate a dengue em Paraguaçu, segundo a Prefeitura

Vigilância em Saúde quer instituir uma educação permanente na população

Vereadores se reúnem nesta segunda-feira, 19 de abril

Sessão Ordinária continua ocorrendo mais cedo, às 17h, e sem a presença de público.

Missas presenciais são retomadas com público reduzido em Paraguaçu Paulista

Celebrações estão sendo retomadas presencialmente em todas as igrejas católicas da cidade.

Prefeitura cria Plantão Social em Roseta e Conceição

Os locais já foram definidos e devem ser ativados assim que os trabalhos retornarem à normalidade.

Poupatempo retoma atendimento presencial a partir de 24 de abril

A medida faz parte das iniciativas da Fase de Transição do Plano São Paulo.

Pacientes deixam de realizar procedimentos durante a pandemia

Com o aumento da pandemia de coronavírus a procura por exames de mamografia caiu.

ANUNCIE DIVULGUE