Quinta-Feira, 28 de Agosto Paraguaçu Paulista 29ºC - 14ºC veja mais

Alerta: Medicamentos para intubação na Santa Casa de Paraguaçu estão acabando

02/04/2021 - Unidade prevê o fim do estoque em até 15 dias.


Alerta: Medicamentos para intubação na Santa Casa de Paraguaçu estão acabando

Com o grande número de internações por Covid-19 no Brasil, medicamentos, como sedativos para intubar pacientes graves já estão em falta na rede pública de Saúde. A Santa Casa de Paraguaçu Paulista que já sofre com o desabastecimento, prevê o fim do estoque em até 15 dias.

Lucilene Toneli, administradora da Santa Casa, explica que empresas responsáveis pelo abastecimento não estão nem aceitando pedidos de compras de medicamentos por não terem previsão de entrega já que os laboratórios que fabricam os remédios não estão suprindo a demanda. “Do contágio à transferência para UTI, a evolução tem sido muito rápida. O contágio está mais rápido”, alerta.

Na quarta-feira (31), a Santa Casa registrava 100% dos leitos de UTI Covid-19 tomados e ocupação de 130% dos leitos clínicos Covid-19. “Estamos prestes a transformar os leitos do Pronto Atendimento de observação para leitos de internação Covid para suprir a demanda de internações”, afirmou a administradora. Na região, o número de pessoas aguardando por leitos varia entre 50 a 70 dia.

A demanda elevada por medicações para internação pressiona o fornecimento. “Estamos com os medicamentos para sedação colocados em duas listas de espera, mas tudo indica que há um risco de sofrermos com a falta deles”, adiantou. Um dos medicamentos em falta é o sedativo Midazolam, mais conhecido como Dormonid injetável.

Segundo Lucilene, o “kit internação” enviado pelo Ministério da Saúde destinou, por meio do Governo do Estado Federal, cerca de 210 ampolas do sedativo midazolan de miligramas muito inferior ao que usa para intubação ao município em quantidade insuficiente para atender a demanda, visto que essa quantidade é consumido por um paciente em 24 horas.

O sedativo Cloridrato de Dexmedetomidina conhecido como Precedex tem sido a alternativa ainda encontrada no mercado com preço bem superior ao Dormonid antes usado, porém, de acordo com a Santa Casa, a quantidade de frascos solicitadas do remédio tem sido reduzida pela metade a pedido dos fornecedores para que tenham chances de serem atendidos.

Outro medicamento em falta é o sedativo Propofol 20ml utilizado tanto para intubação na UTI Geral e na UTI Covid, quanto para cirurgias. Por conta da escassez, as cirurgias eletivas estão suspensas para priorizar o atendimento aos pacientes com Covid.

“Cidades vizinhas já tem nos implorado por internações e medicamentos e estamos sendo obrigados a negar. Nos sentimos muito mal, impotentes a ponto de perder o sono por saber que vidas estão sendo perdidas em poucas horas por conta desse cenário”, lamentou a administradora. “A situação chegou no caos”, define.

 

Fonte: Prefeitura Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Cresol celebra 30 anos de história com café da manhã especial na agência de Paraguaçu Paulista

Cooperados, convidados e integrantes da Cresol Tradição participaram da comemoração.

Psicólogo Íris Vieira lança o livro 'Diário De Um Psicólogo Hospitalar'

Lançamento aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 27

Conheça o processo de torra do Café Canevari, o café legítimo produzido em Paraguaçu Paulista

Faça sua encomenda pelos telefones (18) 99720-7858 ou (18)99732-6428.

Associação Filantrópica presta apoio a gestantes adolescentes em Paraguaçu Paulista

Entidade funciona há um ano e atende cerca de 20 adolescentes, dando suporte ao longo da gestação

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de matar jovem a tiros no interior de SP

Equipe de homicídios apurou que motivação do crime seria envolvendo a propriedade de um cavalo.

Homem é suspeito de colocar fogo na própria casa após briga com a mulher em Marília

Imóvel no bairro Palmital ficou parcialmente destruído. Mulher não teve ferimentos.

Associação Comercial está a todo o vapor com os preparativos para o Feirão da Independência

Ação acontece de 4 a 13 de setembro em Paraguaçu Paulista e promete agitar o comércio local.

Senado aprova projeto contra adultização de crianças na internet

Texto segue agora para sanção presidencial.

ANUNCIE DIVULGUE